gravidez02

Afecções Dermatológicas Comuns

O que pode acontecer na pele durante a gravidez:

Melasma

Desagradáveis manchas em tons de marrom podem aparecer na face e em outras partes do corpo, normalmente a partir do quarto mês de gestação. O mais importante neste caso é a prevenção, usando protetor solar diariamente contra raios UVA e UVB, no mínimo fator 15. Um protetor com fator de proteção maior deve ser aplicado antes da exposição ao sol (30 minutos no mínimo) e reaplicado várias vezes ao dia. A recomendação usual de evitar o sol depois das 10 até às 16 horas. Se estiver na praia, não esqueça o guarda-sol, o chapéu e os óculos escuros. Se o melasma já existe, os cuidados serão um pouco diferentes: além de proteger-se do sol, é preciso trocar a medicação despigmentante por outra mais adequada. Importantíssimo falar com o seu dermatologista.

Ressecamento da Pele

É mais intenso a partir do segundo trimestre de gravidez. Importante não tomar banhos muito demorados e quentes. Absolutamente necessário é o uso de hidratantes específicos, pois a pele desidratada propicia o aparecimento das estrias e lesões de ressecamento, além de propiciar pruridos (coceiras). O hidratante deve ser usado em todo o corpo e não pode ter uréia na sua composição.

Acne

Existem produtos tópicos específicos para a acne e pele oleosa na gestante, além da luz de baixa intensidade e frequência, com efeito antibacteriano, podendo ser usada em concomitância num quadro mais intenso de acne. Uma avaliação dermatológica é de grande importância para a adequação e individualização do tratamento.

Estrias

Neste momento, o mais importante é a sua prevenção. Hidratar diariamente a pele com produtos indicados para esse período. Mas como a genética também conta, portanto, uma vez que elas apareçam, existem tratamentos pós gravidez bastante que ajudam a melhorar o quadro e trazem bastante satisfação à paciente.

 
 

Relacionados