gravidez_alteracoes

Alterações da Pele e do Corpo

O que pode acontecer na pele durante a gravidez:

Aumento da Pigmentação

A pele nas áreas dos mamilos, nas aréolas mamárias, na genitália, na linha central do abdômen (‘linha nigra’), nas axilas e na face interna das coxas pode ficar mais escura, assim como as cicatrizes e sardas. Isso ocorre com cerca de 90% das mulheres grávidas, mas essa pigmentação regride naturalmente com o fim da gravidez.

Nevos

Os nevos (pintas), que um dia foram sinal de charme no rosto feminino, podem aumentar de tamanho e ficar mais escuros durante a gravidez. Ao notar qualquer modificação ou aparecimento de uma pinta nova, procure o dermatologista para fazer uma avaliação dermatoscópica e proceder à conduta necessária e ao seguimento clínico.

O exame de dermatoscopia, indolor e não invasivo, é um excelente recurso diagnóstico na detecção de lesões malignas na pele, e pode aumentar a acurácia de aproximadamente 90% no diagnóstico do melanoma; portanto, quanto mais precoce a sua detecção, melhor a sobrevida do paciente.

Queda de cabelo

Os cabelos sofrem após a gestação. A queda pode ter início entre o segundo e o sexto mês pós-parto e o problema pode durar de três meses a um ano. Se houver casos de alopecia androgenética na família, o tratamento será mais específico.

Unhas crescem rápido

Outro efeito indesejável da ação hormonal. As unhas crescem rapidamente, mas podem ficar mais frágeis, com estrias transversais e manchas brancas, ou escurecimento e até descolamento da unha. No entanto, o problema é transitório e regride após o parto.

 
 

Relacionados