Dermato-Clinica-e-CirurgicaDermatologia Clínica e Cirúrgica

Depois de feito o diagnóstico, que envolve uma anamnese completa e possivelmente alguns testes laboratoriais, o protocolo de tratamento é estabelecido. Em alguns casos podem ser necessários procedimentos cirúrgicos, bem como biópsias, realizados com absoluta segurança no próprio consultório.

 

 

PROCEDIMENTOS

Dermatoscopia

Exame dermatológico pormenorizado que é feito com o auxílio de um Dermatoscópio – equipamento que ilumina e aumenta em cerca de 70 vezes a área do corpo a ser observada, permitindo uma excelente observação clínica.

As lesões pigmentadas benignas, como nevos (pintas) e ceratoses seborréicas (que podem mimetizar uma lesão maligna), além dos cânceres (melanomas e carcinomas) e lesões pré-cancerígenas, contem estruturas que não são vistas a olho nu e podem ser detectáveis somente com o uso de um Dermatoscópio.

Além de ser um imprescindível recurso para o diagnóstico precoce de lesões malignas, o dermatoscópio é também bastante utilizado para avaliar lesões inflamatórias, alterações no couro cabeludo e unhas.

dermatoscopia_clinica_e_cirugica

Mapeamento dermatoscópico

Em nossa prática clínica, todos os nossos pacientes com indicação a esse recurso são informados e acompanhados.

Fotos panorâmicas sequenciadas mapeiam todo o corpo na realização desse exame, e dessa forma fazemos o seguimento e acompanhamento clínico, avaliando o comportamento dos nevos (pintas) já existentes e observando o surgimento de novas lesões que podem ocorrer durante os anos seguintes.

Depois de fazer esta avaliação fotográfica, procedemos às observações clínicas, documentando com dermatoscópio e fotos, das lesões que consideramos mais ‘importantes’ para o seguimento clínico, especialmente aquelas que se apresentam irregulares e assimétricas.

 

 

Relacionados