615112asmicosesacometemvariaspartesdocorpo.fotodivulgacao-(1)Micoses

Eles estão em todos os lugares, inclusive no nosso corpo onde se alimentam da queratina presente na pele, unhas e cabelos. Um ou outro fungo, tudo bem – o problema é quando se proliferam demasiadamente graças a fatores externos como umidade e calor, e fatores internos como baixa imunidade ou uso sistemático de antibióticos ou imunossupressores.

As infecções por fungos geralmente surgem como manchas brancas ou marrom- avermelhadas e podem ou não coçar. As bordas da lesão são mais acentuadas e podem ser ásperas.

Como o ambiente ideal para os fungos é aquele úmido e quente, é normal que as micoses apareçam nas axilas, nas virilhas, entre os dedos dos pés e embaixo das unhas.

O tratamento das micoses varia de acordo com o local e a gravidade da infecção, sendo que as onicomicoses (micoses das unhas) costumam ser as mais difíceis – requerem tratamento mais prolongado, às vezes até um ano.

Cremes e loções de uso tópico, à base de substâncias antifúngicas, acrescidas de corticoides, conforme o caso, são a base do tratamento medicamentoso das micoses.

As micoses de unhas podem necessitar medicamentos de uso oral, prescritos pelo médico dermatologista depois de uma avaliação clínica e diagnóstico preciso da infecção, pois a maioria dos antifúngicos pode causar toxicidade ao fígado. Portanto, um acompanhamento clínico e laboratorial do médico é fundamental.

Seja qual for o tipo da micose, a parte mais importante do tratamento é seguir fielmente as orientações do médico dermatologista e ter persistência, pois as recorrências são muito comuns.

Muitas vezes os sintomas desaparecem, mas os fungos permanecem escondidos em camadas mais profundas da pele ou das unhas.

Prevenção é, como sempre, o melhor remédio. Certificar-se de que o material utilizado para a manicure está devidamente limpo, ou ter o seu próprio. Secar-se muito bem após o banho, especialmente as dobras do corpo.

Uma dica excelente: use o secador de cabelos para secar entre os dedos dos pés e as unhas.

Cuidado com a piscina, não ande descalço em lugares permanentemente úmidos, como o banheiros da academia e as saunas.

Evite usar roupas muito justas e tecidos sintéticos que absorvem o calor e o suor, e prejudicam a transpiração natural, tornando-se excelentes meios de cultura para fungos.

  

Relacionados