Foto: Divulgação
Quem sofre com olheiras conhece a luta diária que é tentar se livrar delas ou ao menos disfarçar o aspecto de cansaço e envelhecimento precoce que elas causam.
Questões que vão do estresse à genética, passando por alterações hormonais e tensão pré-menstrual, aparecem na lista de fatores que podem levar ao surgimento ou agravamento dos círculos escuros na parte inferior dos olhos.
O problema pode ter três componentes:
- um deles está ligado à pigmentação – no caso da olheira mais amarronzada;
- outro está ligado ao fluxo nos vasos sanguíneos – que incham e desincham, aumentando ou diminuindo o tamanho de bolsas nas pálpebras inferiores;
- o terceiro é constitucional – uma pequena concavidade entre o olho e o osso da face (onde escorrem as lágrimas), e que faz uma sombra próxima ao canto interno dos olhos.
Numa mesma pessoa, é possível encontrar a presença de um, dois ou todos esses componentes. No caso do terceiro (constitucional), a indicação do preenchimento com ácido hialurônico proporciona excelentes resultados. A substância, que é encontrada naturalmente na pele – e auxilia na hidratação e induz à formação de colágeno –, melhora o aspecto de sombra e ajuda a dar firmeza nesta área tão delicada do rosto.
Realizado no consultório, o procedimento pode ser indicado tanto para mulheres quanto para homens. O médico define a área que deve ser preenchida e, com uma pequena agulha ou microcânulas, aplica o ácido em cada região, em pequenas doses. A substância reduz o desnível na região, eliminando o efeito da sombra e melhorando a percepção das olheiras.
O tipo de técnica, a densidade do ácido e a quantidade a ser aplicada podem variar de acordo com a finalidade do tratamento. No entanto, devem ser sempre definidos pelo médico, que saberá qual a quantidade necessária para corrigir a falta de volume no local, mantendo as características naturais do rosto.
Sobre o ácido hialurônico
Trata-se de um composto orgânico constituído de ácido glucurônico e N-acetilglucosamina, e que colabora para a manutenção das fibras de colágeno, responsáveis por dar sustentação à pele.
A quantidade de ácido hialurônico produzido naturalmente pelo organismo vai reduzindo conforme a pele envelhece – e perde hidratação e elasticidade. O que leva a uma redução do volume facial, ao aparecimento de olheiras, de rugas e das marcas de expressão. Em sua forma industrializada, pode ser utilizado de maneira segura e pontual para preenchimento de rugas e marcas de expressão e reposição da perda de volume.