Muitas pessoas querem saber sobre fórmulas que, preparadas em casa mesmo, prometem um reforço no cuidado com a pele, com os pelos e cabelos, e com as unhas. Uma das mais recentes a chegar por aqui é o uso da cerveja como “ingrediente” para fórmulas esfoliantes e outros preparados caseiros.

Como o assunto aqui é dermatologia – e em que ela pode comprovadamente contribuir –, fomos investigar a relação entre a bebida preferida dos brasileiros e seus possíveis benefícios tanto para a saúde quanto para a beleza da pele.

Adiantamos que a “dica” não é aumentar o consumo da bebida, ok? Na verdade, são alguns dos ingredientes usados em sua produção que se mostram boas indicações para o home care diário. Lembrando sempre que quem melhor pode te orientar nos hábitos com a pele/cabelos/unhas é o seu médico dermatologista.

O EGF da questão

O processo natural de envelhecimento resulta (entre outras perdas) na diminuição da produção natural de uma proteína que promove a renovação celular, conhecida como EGF. Sua aplicação na pele estimula a formação de novas células e minimiza o efeito visível da passagem do tempo.

Foram os cientistas islandeses que conseguiram extrair o EGF da cevada – o que até resultou num cosmético criado pela empresa Bioeffect, do mesmo país, à base do cereal. O componente também inspirou esteticistas a indicarem máscaras faciais feitas com misturas que prometem os efeitos de um peeling natural (renovando a aparência da pele do rosto), como a combinação “cerveja + iogurte” e “cerveja + morango” (pelo efeito esfoliante e que ajudaria a remover os cravos).

Dicas caseiras à parte – como sempre falamos aqui, a sabedoria popular e a ciência nem sempre concordam –, o que é seguro afirmar é que tanto à pele quanto os cabelos podem reagir positivamente ao contato com alguns elementos que compõem a formulação da bebida. Veja quais:

Para os cabelos:

Proteínas e antioxidantes – Ajudam a fortalecer as raízes capilares, o que promete combater a queda e a secura;

Vitamina B e silício – A bebida é também rica nessas duas substâncias, o que a torna um recurso extra para estimular o crescimento dos fios;

Levedura – Ela pode auxiliar no combate à caspa. Saiba mais sobre caspas em nossa matéria Vamos falar sobre caspa? Causas, diferentes tipos e tratamentos.

Para a pele:

Cevada e trigo – Ricos em minerais, ambos contribuem para a hidratação;

Lúpulo – Esse atua como calmante da pele irritada. Além de ser um excelente agente antibacteriano, antioxidante, anti-inflamatório, antisséptico e antiviral.

Grãos matados – Também característicos na composição da cerveja, esse elementos produzem açúcar e, por isso, oferecem uma espuma abundante, cremosa e sedosa.

Vitaminas B1, B3 e E, selênio, ferro, fósforo, zinco e cobre – Esse “time” está diretamente envolvido com a saúde da pele.

Antioxidantes – Os mesmos que indicamos acima como aliados dos cabelos também beneficiam a pele. Como a bebida é rica nesses agentes do bem, ela acaba fazendo também as vezes de uma substância tonificadora. Saiba mais sobre a ação dos antioxidantes na saúde da pele;

Qualidades hidrantes e adstringentes –  O líquido amarelo e de “toque seco” se destaca também por essas duas propriedades. Aqui quem agradece são os pés, já que ambas ajudam a amolecer a pele dura que forma os doloridos calos.