Rosácea é uma desordem inflamatória da pele bastante comum e ainda não totalmente compreendida que afeta principalmente a face. Algumas estimativas falam que 1 em 10 pessoas podem apresentar a doença. Geralmente são as pessoas de pele clara as mais afetadas, mas pode ocorrer também em pessoas de origem africana e asiática.

Segundo a Sociedade Nacional da Rosácea, nos Estados Unidos, cerca de 16 milhões de americanos estão afetados pela doença – e a maioria deles não sabe. Estudo realizado por esta entidade revelou que 95% dos pacientes de rosácea sabem muito pouco ou nada sobre os sinais e os sintomas do problema antes do diagnóstico.

Os sintomas geralmente começam com episódios de rubor (a pele fica muito vermelha por um curto período de tempo), mas outros sintomas podem ocorrer ao longo da progressão da doença, tais como:

O que causa a rosácea?

A causa exata da rosácea é desconhecida, ainda que um número de fatores possíveis correlacionados à doença já tenha sido estabelecido, incluindo anormalidades nos vasos sanguíneos e a reação aos ácaros comumente encontrados na face.

Mesmo não sendo reconhecidos como causas diretas, alguns ‘gatilhos’ que fazem a doença piorar já estão bem identificados:

Como a rosácea é tratada

Ainda não existe cura para a rosácea, mas o tratamento ajuda a controlar os sintomas. Produtos comprados sem prescrição médica em farmácias não são recomendados, pois além de não serem eficazes podem agravar a condição.

A melhor opção é evitar os gatilhos que sabidamente iniciam as crises em combinação com uma variedade de medicamentos de uso local e oral – antibióticos, por exemplo – devidamente prescritos pelo médico dermatologista.

Tratamentos com lasers e luz intensa pulsada, bem como microagulhamento com drug delivery (entrega de substâncias estéreis colocadas logo após o procedimento para melhor absorção da pele) podem ser usados para alívio das manifestações vasculares da rosácea, tanto para remover os vasos sanguíneos muito visíveis quanto para reduzir a vermelhidão acentuada e melhorar o quadro de pápulas e pústulas.