Localização, localização, localização. Essa é a diferença entre o padrão de acne em adultos e em adolescentes. Na adolescência a acne aparece geralmente na testa e nas bochechas, enquanto que em adultos tende a ser principalmente na face inferior, ao longo da linha do maxilar e pescoço. Dermatologistas ressaltaram em recente pesquisa que muitas mulheres adultas experienciam acne em todo o rosto, tal como as mulheres jovens. A boa notícia é que as glândulas de sebo no peito e nas costas geralmente tornam-se menos ativas com a idade, mas, se você ainda está sofrendo de um colo instável ou acne nas costas, uma mudança de guarda-roupa pode resolver, de acordo com esse dado: o aumento da acne corporal em adultos são mais comumente em mulheres que trabalham fora e que usam spandex (tecidos justos usados principalmente em roupas de ginástica) e roupas mais apertadas!
Tratamento
Enquanto a flutuação hormonal pode tornar as mulheres mais propensas a espinhas adultas do que os homens, também dá-lhes algumas opções extras para o tratamento, como pílulas anticoncepcionais, e um medicamento chamado espironolactona. São particularmente úteis em mulheres adultas e são exclusivos para elas, pois não podem ser utilizados em homens. Pílulas anticoncepcionais ajudam a prevenir a acne, regulando hormônios que favorecem o aparecimento da espinha; já a espironolactona, é usada como diurético contra a hipertensão arterial e não é aprovado para o tratamento da acne, mas ajuda a bloquear os receptores de hormonas de glândulas sebáceas e é um dos medicamentos de melhor resultado. Mas há um porém: A espironolactona é conhecido por causar defeitos de nascimento, ou seja, médicos só devem prescrevê-la para as mulheres em idade fértil que fazem controle de natalidade.
O tratamento aos primeiros sintomas ajuda muito a prevenir as cicatrizes de acne. De acordo com o diagnóstico individual podemos prescrever medicações como antibióticos por via oral ou tópico para matar as bactérias que causam as espinhas, assim como corticóides, e medicamentos que regulam os hormônios – como a pílula anticoncepcional para as mulheres –e aIsotretinoína oral. Esta última, uma medicação de uso controlado, deverá ser acompanhada estritamente pelo médico, devido aos sérios efeitos colaterais. Produtos de uso tópico com ácido retinóico, cremes com maior dosagem de peróxido debenzoíla e/ou ácido salicílico, loções tônicas ou adstringentes e esfoliantes também auxiliam.
“Tratamentos simples de pele podem ajudar a prevenir a acne adulta como esfoliação, limpeza de pele regular e higienização diária. No consultório utilizamos peelings químicos para tratamento de acne e oleosidade na fase adulta, além de outros artifícios como Luz Intensa Pulsada, Lasers e Microagulhamento”. Dra. Luciana Maluf
Alimentação
O excesso de insulina a partir de alimentos com alto índice glicêmico como alimentos industrializados, massas, pão e arroz, podem desempenhar um papel nos efeitos dos andrógenos (como a testosterona – aumentando a produção de oleosidade pela pele. Além disso, os alimentos pesados em hormônios como os produtos lácteos estão frequentemente no topo da lista de itens que dermatologistas recomendam cortar para melhorar as condições gerais da pele.
Relaxe
O estresse aumenta os níveis de cortisol e como a testosterona, o cortisol é um hormônio que aumenta a oleosidade da pele e a tendência inflamatória.
TRATAMENTOS
Confira como a Clínica Luciana Maluf Dermatologia cuida de seus pacientes com essa queixa clicando aqui.