Matéria publicada no The New York Times – 09/06/2015
 

 Kate Somerville, uma celebridade no mundo da cosmetologia, cuja lista de clientes inclui Jessica Alba e Debra Messing, tem um segredo de beleza que muitas mulheres gostariam de manter em segredo.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”]

11SKIN1-master675
Jen Ruhman usa azeite de olive antes do barbear, que ela faz uma vez por semana

Pelo menos uma vez por semana, ela ensaboa o rosto com um dos sabonetes de sua própria marca e, usando um Gillete Match 3 – o barbeador masculino – ela raspa os pelos de seu rosto. Somerville, que está nos seus anos 40, jura que adotou esta rotina há mais de 20 anos.

“Odeio dizer isto, mas eu tenho pelos sobre os lábios desde sempre”, disse Kate Somerville, acrescentando que a cera irrita sua pele sensível. “Inicialmente eu raspei por conta dos pelos, mas depois eu notei que o barbear é um excelente esfoliante e que minha maquiagem fica muito melhor”.

Marilyn Monroe e Elizabeth Taylor barbeavam seus rostos, de acordo com Somerville. Uma esteticista que trabalhou com as atrizes contou a ela, que se recusa a revelar quais de suas clientes-celebridades barbeiam suas faces, mas disse que recomenda a prática e muitas aceitam a sugestão.

Michelle Money, artista e guru de beleza, postou um vídeo no Youtube onde ela se barbeia. “Não importa quem vocês sejam, ladies, vocês tem pelos no rosto”, ela diz no vídeo, que tem mais de 300 mil visualizações. “Homens não gostam de pelos, livrem-se deles (dos pelos, evidentemente)”.

No vídeo, Money barbeia sua face a seco para retirar pelos finos, que resistem à depilação a laser por conta da falta de pigmento. Ela usa um barbeador de única lâmina, cujo nome é memorável: Tinkle. As vendas de Tinkle, que parece uma pequena navalha usada pelos barbeiros, subiram 53% nos primeiros meses de 2015, comparativamente ao mesmo período em 2014, de acordo com representantes da empresa fabricante.

Três em cada quatro mulheres americanas na faixa etária de 18 a 34 removeram seus pelos faciais. As áreas mais comuns de remoção dos pelos são as sobrancelhas (58%), o bigodinho (41%) e o queixo (21%), de acordo com um estudo realizado em 2014 pela empresa Mintel – que não pesquisou as formas de remoção dos pelos.

Seja qual for o método, medos de que o barbear fará com que as mulheres fiquem parecendo ‘lobisomens’ são infundados. “Definitivamente é um mito dizer que o barbear-se fará com que o pelo se torne mais duro e mais escuro”, diz Elizabeth K. Hale, professora de dermatologia no NYU Langone Medical Center.

O cirurgião plástico Stafford R. Broumand, considera que o procedimento caseiro pode ser mais eficaz para a esfoliação da pele, do que para a remoção dos pelos. “Assim como outros procedimentos feitos em casa, este não é mais eficaz do que submeter-se a tratamentos dermatológicos apropriados, realizados por especialistas”, disse o dr. Broumand.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”]

11SKIN2-articleLarge
Andrea Bai McCann, que tem um blog sobre beleza, barbeia seu rosto em sua casa, em Davis, Califórnia.

Mesmo assim, muitas mulheres estão deliciadas com os seus resultados caseiros. Jen Ruhman, que vive em San Diego, começou a barbear-se aos 12 anos. Depois de aplicar azeite de oliva extra virgem na pele, ela raspa o rosto com um barbeador masculino. Quando estranhos elogiam a sua pele, se admiram com a resposta inesperada.

“Eu respondo que me barbeio uma vez por semana, e eles me olham como se eu fosse louca, mas eu recomendo que experimentem, porque funciona”, diz Ruhman. O seu método de barbear está descrito no seu blog ‘Elegance and Beauty Reviews’.

Andrea Bai McCann cresceu vendo sua avó japonesa, barbeando sua face – o que é comum no Japão e tem nome de ‘kao sori’. Ela mesma se barbeia duas vezes ao mês com um barbeador facial da Shiseido.

“Eu não sou como uma mulher barbada, mas sou consciente de minhas costeletas”, disse McCann, que postou um tutorial de barbear no YouTube. “E adoro maquiagem e cuidados com a pele, então por que não ter a pele o mais suave possível?”

A Dr. Hale alerta que é preciso consultar um dermatologista antes de começar a se barbear, especialmente se houver uma quantidade anormal de pelos faciais, o que pode indicar desequilíbrios hormonais.

Marnie Goldberg, que vive em San Antonio, costumava depilar com cera o bigodinho em um salão de beleza. “Minha pele ficava irritada e com bolhas, e eu pensei – não quero isso mais para mim!”. Agora ela retira os pelinhos com um barbeador Tinkle a cada duas semanas.

Às vezes, na arquibancada em um dos jogos de seus filhos adolescentes, Ms. Goldberg olha para outras mães e tem que morder a língua.

“As mulheres, especialmente as loiras, acham que não tem pelos faciais, por que são muito finos e leves, mas quando a luz do sol bate, parece que você poderia afundar seus dedos naquela nuvem de pelos loiros”, disse ela. “Eu adoraria passar meu Tinkle sobre eles”, brinca Goldberg.

 

Nota da Dra. Luciana Maluf

DSC_1681 (2)

Realmente é um mito dizer que a raspagem dos pelos os deixam mais grossos. A lâmina de barbear não corta o pelo na sua raiz, mas sim na altura da pele onde a haste capilar sai para fora. Isso não faz com que o pelo engrosse, uma vez que a haste contem basicamente queratina.
A esfoliação e os peelings superficiais removem as camadas de células mortas e a sujeira da pele, deixando-a macia, saudável e com brilho. E o ato de barbear-se não substitui esses procedimentos, apesar de poder remover parte da epiderme, camada mais externa da pele, pelo processo mecânico da raspagem.
Ao barbear-se, deve haver cuidado com o procedimento, pois além de retirar os pelos, podem ocorrer leves escoriações na pele, causando machucados ou até mesmo infecções. Por isso, atenção às lâminas já muito usadas, sem corte ou enferrujadas.

 

 [/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]