Envelhecer com saúde – Já ouviu falar em beautification? Em linhas gerais, seria orientar procedimentos estéticos de forma a criar uma harmonia, deixar o rosto com um aspecto mais leve e menos cansado. Atualmente, esse é um dos termos mais ouvidos na dermatologia.

Mas, aqui na Clínica de Dermatologia Luciana Maluf, esse sempre foi o norte do nosso trabalho com a aparência, a saúde e autoestima dos pacientes. O toque harmonizador – que se faz perceber sem necessariamente “entregar” a técnica ou procedimento usado – é um dos pontos norteadores do nosso trabalho.

Tudo de forma natural e individualizada. “É o que eu sempre digo: envelhecer com saúde”, ensina a Dra. Luciana Maluf. “Repondo um pouco das perdas, tanto da parte óssea quanto da muscular e da firmeza cutânea”.

A novidade, no entanto, fica por conta das novas abordagens da cosmiatria, que têm guiado técnicas já conhecidas – como os injetáveis com ácido hialurônico e a toxina botulínica – pelo caminho da prevenção ao sofrimento da pele e, na outra ponta, de uma recuperação que devolve a beleza natural: sem necessariamente esconder as marcas do tempo (se essa não for a intenção) e sem distorcer os traços originais – o que, convenhamos, nunca deve ser a ideia.

E isso tem sido cada vez mais possível com os avanços tanto da tecnologia quanto do próprio espírito do tempo, que elegeu o orgânico e o natural como principais valores em diferentes áreas.

Ebook-home-care

Existem hoje inúmeras técnicas que se complementam para trazer uma harmonia global, com tratamentos combinados pensados para cada pessoa. Entre elas, podemos citar a bioestimulação, a reestruturação com ácido hialurônico (atuando em pontos específicos) e a volumização – que, diferentemente do que o termo pode sugerir, hoje se destina a recuperar os contornos faciais, tratando quadros mais importantes de flacidez.

Leia também: Biomodulação – tecnologia a serviço da beleza e da saúde da pele.

Em alguns casos, a quantidade da substância é bastante diminuída, o que não impede que os resultados já sejam sentidos logo após a sessão.

Dentro dessa perspectiva, até mesmo a toxina botulínica amplia suas possibilidades para além da ação “clássica” de diminuir as rugas da testa, perto dos olhos ou entre as sobrancelhas. Hoje, ela é também aplicada para tratar as chamadas linhas de marionete – marcas de expressão que surgem no sulco lábiomentoniano (ao redor da boca) –, o ângulo de Nefertiti (região do queixo e pescoço) ou mesmo para harmonizar rostos que vão ficando mais “quadrados”, seja por uma hipertrofia do músculo da mastigação ou mesmo pelo bruxismo. Ou seja, começamos a falar numa melhora da qualidade de vida do paciente.

Saiba mais sobre a toxina botulínica.

Somando esses recursos, e sabendo harmonizar o rosto, a tendência da beautification surge para reforçar uma crença que nós sempre tivemos: a de que nada substitui um tratamento completamente individualizado, sem exageros e com resultados sempre naturais – ou seja, manter-se bonita, mas longe de uma aparência artificial.