A atriz tem sido ainda uma das celebridades mais atuantes quando se trata da pressão da indústria do cinema para que as mulheres pareçam sempre mais jovens

Foto: Berlinale – Divulgação

Aos 47 anos, Cate Blanchett é uma das atrizes mais respeitadas de Hollywood. Certamente uma das mais bonitas também, mas seu currículo, que não deixa brechas, vem antes disso: ela é dona de dois Oscars [Melhor Atriz em Blue Jasmine (2014) e Melhor Atriz Coadjuvante em O Aviador (2004)] e de outros inúmeros prêmios, incluindo alguns Globos de Ouro. Em sua trajetória, Cate tem sido ainda uma das celebridades mais atuantes quando se trata da pressão da indústria do cinema para que as mulheres pareçam sempre mais jovens e com uma aparência impecável.

Essa postura firme diante de um “envelhecimento sem julgamento” foi o tema recente de reportagens em três importantes publicações americanas – Vanity Fair, Allure e The Cut – que destacaram a relação da atriz com a beleza e a idade. “Não acredito na ideia de parecer mais jovem e sim de parecer o melhor possível com a idade que você tem”, disse à Vanity Fair.

“As pessoas falam sobre a ideia de perfeição, mas eu adoro a ideia japonesa de uma beleza que envolva falhas “, disse ela, que há 15 anos é o rosto da marca de skincare SKII (nascida no Japão), para a The Cut. “Permite um maior sentido da individualidade. Eu sempre acho as pessoas atraentes quando não tentando ser diferente do que são e sim suas melhores versões.”  À Allure, Cate falou ainda sobre como cuida da pele no cotidiano, mantendo hábitos constantes. Leia abaixo os trechos do depoimento:

Consistência                                                                                                                 “Adoro a ideia de mudar.  Poder, por exemplo, trocar de roupas e mudar o look, fazer um corte de cabelo diferente. Mas isso não se aplica à minha pele. Nesse caso acho que a consistência é fundamental para ter a pele mais resiliente. À essa altura, minha pele já sofreu vários golpes, por assim dizer: estar no palco, ter quatro filhos, trabalhar no cinema e viajar – mas eu sinto que, ainda assim, hoje ela está mais estável. Atribuo muito isso à consistência de seguir sempre com os mesmos cuidados por um longo tempo”.

Use óculos escuros
“Sou eternamente grata à minha mãe, que sempre me incentivou a tomar cuidado com o sol e a usar óculos escuros, mesmo quando eu era criança. Com essa pele tão clara, foi especialmente importante entender que eu não poderia agir como uma lagarta na areia… Realmente acredito que 90% das pessoas que têm problemas com a pele – salvo alguma doença ou problemas de aceitação –  estão na verdade falando sobre danos causados pelo sol.”

Use sempre seus cremes e máscaras, onde quer que você esteja
“Eu os carrego comigo sempre e uso mesmo no avião. Às vezes aplico até antes das luzes apagarem. Levo isso realmente a sério. Quando não consigo levar na embalagem original, adapto e coloco em outro recipiente. O importante é que de um jeito ou de outro, eles estejam sempre comigo.”

Tome suas vitaminas
“Sempre fui muito cuidadosa com as vitaminas das crianças, mas nem um pouco com a minhas. Essa é a promessa que fiz a mim mesma este ano, ser muito mais disciplinada com isso. Recentemente comecei a tomar uma vitamina líquida para peles mais maduras.”

É preciso domar a pressão
“Não sou modelo e nunca fui a garota mais bonita da escola, então jamais pensei em mim apenas no sentido da aparência. Entendo que ela é uma ferramenta, mas não o resultado final. Uma parte de quem sou, não o todo. O meu trabalho, por exemplo, consiste em contar uma história e criar um personagem interessante.  O que vejo acontecer por vezes é uma pressão enorme em parecer o personagem e ao mesmo tempo aparentar ser mais jovem. Essa é uma estrada para lugar nenhum. A única coisa que você pode fazer é parecer o melhor que você consegue, o melhor que dá. O resto são pessoas invisíveis falando na internet – e realmente não escuto isso.”