Segundo pesquisa realizada pela empresa Euromonitor – atuante no Brasil e que se encarrega de fazer levantamentos sobre padrões de consumo, tendências e lifestyle –, os principais norteadores na hora da compra de cosméticos são a simplicidade e a conveniência.

E é nesse quesito que os cosméticos multifuncionais tentam ganhar a preferência. O estudo aponta que 41% das pessoas escolhem esses produtos pela facilidade de poder usar uma única marca para diferentes funções; 22% creditaram sua predileção à relação custo-benefício que eles apresentam; enquanto que 17% destacaram a economia de tempo na aplicação.

Por isso, mais que a tendência da vez, eles surgem como uma resposta ao pedido do consumidor por uma rotina de cuidados pessoais mais prática. Ao agregar várias funções em uma única fórmula, esses produtos prometem aumentar o conforto e reduzir o tempo dedicado ao skincare e à maquiagem.

A revolução dos “cremes alfabéticos”

O primeiro multifuncional a conquistar as brasileiras foi o BB cream (do inglês beautybalm e blemishbalm – ou bálsamo embelezador). Ele veio da Coreia e passou a fazer parte do nécessaire por aqui há 3 ou 4 anos. A fórmula original nasceu na Alemanha, nos anos de 1960, com o objetivo de ajudar na recuperação das peles que eram submetidas a procedimentos como lasers ou peelings químicos – e ainda com cobertura e efeito de maquiagem (saiba mais sobre laserterapia e os diferentes tipos de peelings). A versão asiática trouxe ainda perspectiva de cobertura extremamente homogênea, e com proteção solar, hidratação e revitalização da pele – sem engordurar ou obstruir os poros.

A ele se seguiram outros – que receberam o nome de “cremes alfabéticos”. O CC cream (de complete correction), que acumula as funções de clarear e tratar as imperfeições com agentes clareadores e antienvelhecimento; e o DD cream (daily defense – ou defesa diária), rico em antioxidantes para combater os danos causados pela exposição solar e os radicais livres provenientes principalmente da poluição.

Outros “dois em um” famosos são os hidratantes com fator de proteção solar e cor, o spray fixador de maquiagem com protetor solar e os pós faciais que também ajudam na fotoproteção. Veja mais sobre esses produtos aqui.

Maquiagem

O tempo diante do espelho também promete ficar mais curto com o princípio da multifuncionalidade trazido por algumas maquiagens. Reunimos aqui alguns exemplos – oferecidos por diferentes marcas (nacionais ou estrangeiras), mas que hoje podem ser facilmente encontrados em lojas e e-commerces especializados.

Lip & cheek – Colorir boca e bochecha com um único produto? A falta de tempo agradece! Há opções que reúnem, num único potinho, um blush cremoso e que pode servir como brilho para os lábios. Aplique com as pontas dos dedos nas maçãs do rosto, em leves batidinhas, para garantir um resultado natural.

Um lápis, duas pontas – Para o “olho tudo”: de um lado, o traço é preto fosco e, do outro, tem partículas de brilho.

Base + bronzer – O help da base somado a um toque de bronze: além de cobrir e hidratar a pele, a base líquida bronze, levemente douradinha, garante o brilho.

Corretivo que também hidrata – Para disfarçar olheiras e ainda garantir a hidratação da região dos olhos

Do pó ao creme – Também para olhos, os estojos de sombra com textura em pó, mas que ganham aparência cremosa em contato com a pele, estão caindo nas graças das mais ligadas em novidades. Procure opções que ainda podem servir como blush, bronzer e iluminador.

Corrigir e iluminar – Comemore: já existe corretivo e iluminador juntos. A funcionalidade dupla desse tipo de produto permite um cuidado especial para região mais delicada do rosto.