Na dermatologia estética, um dos principais pontos que gostamos de levantar nas discussões sobre tratamentos e o uso de cosméticos é a naturalidade dos resultados. Garantir aquele toque harmonizador que não “entrega” exatamente o que mudou, mas busca uma pele bonita e naturalmente saudável – sem alterar os traços e as características que nos tornam únicos.
Agora, o atual capítulo dessa história parece estar sendo escrito do outro lado do balcão. Ou seja, não apenas os profissionais de dermatologia e seus pacientes têm buscado por soluções cada vez menos agressivas como também os fabricantes de cosméticos começam a perceber que é hora de rediscutir os limites dos compostos químicos nas fórmulas e de primar pela transparência nos processos de produção – o que passa por encontrar alternativas para testes em animais, por exemplo.
As opções têm se diversificado. Por enquanto, muitas marcas ainda surgem de forma mais tímida, voltadas a mercados específicos. Mas a proposta promete desenhar um novo futuro para a indústria cosmética como um todo – caso dos grandes fabricantes que têm aberto mão dos parabenos em suas fórmulas, como já falamos aqui.
Quem é quem
Mas antes de partirmos para alguns exemplos desse novo tipo de produção, vale esclarecer algumas diferenças. Afinal, nem tudo que é natural é orgânico, e nem tudo que é orgânico é vegano.
Quando se fala em produtos naturais, o pressuposto é que sua composição privilegie substâncias retiradas da natureza. Por outro lado, isso não garante um resultado livre, por exemplo, de agrotóxicos. E é aí que entram os orgânicos, produzidos a partir de matérias primas cultivadas sem a ação de produtos químicos e respeitando o meio ambiente. O que nos leva ao terceiro ponto: por respeitar o meio ambiente, estaria incluída nessa equação a ausência de qualquer ingrediente de origem animal – e, no caso da indústria cosmética, também a exclusão de testes em animais. São esses que podem ser chamados de veganos.
De acordo com o site da empresa de origem alemã Alva Naturkosmetik Brasil – considerada uma referência no mercado orgânico de beleza orgânico e certificada pela Ecocert (um dos órgãos que assegura que um cosmético é orgânico) – o produto deve conter “no mínimo 95% de ingredientes naturais e 5% de ingredientes orgânicos” para ser vendido como natural.
Já para ocupar a prateleira dos orgânicos, ele deve possuir, no mínimo, 95% de matérias primas orgânicas dentro da quantidade total de matérias primas naturais utilizadas na formulação. O vegano, como dito, deve assegurar ao consumidor que, além disso, nenhum animal fez parte do processo: do fornecimento da matéria prima à fase de testes.
Nas prateleiras
O mercado mundial de cosméticos orgânicos e naturais vem crescendo numa faixa de até 25% ao ano – em média 10% a mais do que o mercado de cosméticos comuns. No Brasil, segundo uma pesquisa de 2011, feita pelo Laboratório de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), esse percentual de crescimento por aqui já é maior do que o verificado nas vendas das fórmulas tradicionais.
Separamos algumas marcas brasileiras – ou disponíveis no Brasil – e que parecem estar chegando a bons resultados ao decifrar essa equação natural+orgânico+vegano. Veja nossa lista e, se quiser promover essa troca em sua nécessaire, lembre-se sempre de consultar rótulos e sites, em busca de certificações, e de conversar com seu médico dermatologista para maiores informações.
Baims – empresa de cosméticos com sede no Brasil e na Alemanha. Sua linha de maquiagem inclui primers, bases, balms, corretivos, batons e pós. Possui certificação do Ecocert (que atesta produtos orgânicos) e do Peta (que certifica empresas que não envolvem animais em sua cadeia produtiva) baims.com.br/
Yves Rocher – francesa e com lojas no Brasil, a YR lista uma linha que inclui produtos para o rosto, corpo, maquiagem, perfume, cabelo e banho. O fundador que dá nome à marca – morto em 2010, aos 79 anos – é tido como um dos responsáveis pela introdução de ingredientes naturais em produtos de beleza – não com a consciência ambiental que discutimos hoje, mas não deixa de ser um passo positivo. www.yves-rocher.pt
Dona Orgânica – Marca brasileira de maquiagem, também ganhou selo da Ecocert em toda sua linha de corretivos, batons, bases e pós. Pode se encontrada em e-commerces multimarcas como o e-cosmetique.com.br, o belezaorganica.com e o terraquea.com.br
Bio Vegan – A linha criada em 2016 pela Aroma & Magia promete produtos livres de, entre outros compostos químicos, parabenos, álcool etílico, corantes artificiais e matérias-primas de origem animal. Seus esfoliantes corporais, óleos hidratantes, loções e shower gel (que levam quinoa em suas composições) vêm em embalagens certificadas pelo selo I’m Green, conferido pela Braskem, por serem feitos com o chamado polietileno verde, derivado da cana-de-açúcar. lojabiovegan.com.br
Simple Organic – Apesar do nome, a marca é marca brasileira – e está incrementando o esse mercado com opções em maquiagem e produtos de bem-estar (como hidratantes e sabonetes). A linha Organic Makeup inclui balms, batons, corretivos, primer e bbcreams. Já entre os lançamentos, destaque para os hidratantes naturais de jabuticaba e de açaí, e a green water de pitanga. simpleorganic.com.br
Odacité – A marca americana – que entrega no Brasil com frete internacional – tem uma bela história de reinvenção por trás de sua criação. Quando descobriu um câncer de mama, a francesa Valerie Grandury decidiu mudar tudo em sua vida. Saiu do emprego, se tornou coach de beleza e saúde, e criou uma linha própria que inclui cremes, óleos, séruns, máscaras, esfoliantes e produtos para o corpo. Todos 100% naturais. odacite.com
Feito Brasil – Fundada em 2004, a marca brasileira de cosméticos artesanais oferece produtos para o corpo (cremes para as mãos e para os pés, esfoliantes e hidratantes), para o rosto (demaquilantes, espumas de limpeza e máscaras de argila), banho e cabelo. feitobrasilcosmeticos.com.br
Para saber mais – Acesse o site useorganico.com.br e encontre diversas marcas que têm a bandeira do natural e do orgânico como diferencial em seus produtos. Também um e-commerce, o endereço entrega para todo o Brasil.