O que é Criolipólise?

A Criolipólise é um tratamento que visa a redução de gordura localizada em áreas específicas (abdôme, flancos e culote, por exemplo), através do resfriamento controlado. Um aparelho congela a camada de gordura sob a pele e pode eliminar até 20% de gordura por sessão. Não tem agulha, nem cirurgia e opós-operatório é considerado leve. Durante cada sessão de tratamento, o médico seleciona a área a ser tratada e direciona o aplicador do aparelho para aquela região apenas. O procedimento demora em torno de uma hora, e logo após,faz-se o ultrassom cavitacional por 20 minutos podendo o paciente retornar às suas atividades normais no mesmo dia.

Como ela funciona?

O resfriamento local é induzido pelo cabeçote do equipamento que, inicialmente faz a sucção da pele para dentro do bocal (adequado para a área a ser tratada), e inicia-se a fase de resfriamento que dura aproximadamente 60 minutos, durante esse tempo o tecido gorduroso atingirá 10 grauscentigradosnegativosproduzindodanosirreversíveisnascélulasgordurosas e seu conteúdo. As célulasgordurosasdanificadasoudestruídaspelofrioeliminamseuconteúdo (também modificado ou inutilizado) para sua posterior reabsorção metabólica. Isto ocasiona substancial perda de medidas ao longo de algumas semanas.A pele e outros tecidos adjacentes não são atingidos.Entre o bocal e a pele há uma película protetora da camada superficial chamada epiderme.

Quando se inicia o processo, logo após a sucção da pele, o paciente experimenta um ligeiro desconforto parecido com beliscos ao redor do bocal do equipamento, por poucos minutos.

Ao fim do tratamento a pele pode ficar vermelha, dolorida, fria e endurecida ao toque, mas conforme a pele volta a esquentar,a sensação tende a desaparecer. O ultrassom costuma melhorar essa sensação de aflição e massagens são permitidas, desde que sob orientação.Algunspacientesrelatamdiscretadorouardêncianaregiãotratadadurantedoisoutrêsdias. Os resultados começam a ser percebidos pelos pacientes após 3 semanas da realização do procedimento, e se consolidam entre 2 a 3 meses.

Porque que o resultado não é imediato?

Durante o procedimento,grandes quantidades de partículas gordurosas são despejadas dentro do compartimento extracelular (espaço que existe entre as células e que esta preenchido de líquidos e outras substâncias).  Fisiologicamente, o processo de eliminação dos triglicerídeos é lento, e o organismo necessita de tempo para que o sistema linfático transporte a gordura para ser metabolizada (queimada pelo organismo). O paciente pode otimizar este processo com dieta adequada, hidratação e exercícios aeróbicos.

A técnica é aprovada pelas autoridades competentes no Brasil (ANVISA), EstadosUnidos (FDA), Canada, UniãoEuropéia e Asia.