miliariadralucianamalufMiliárias (Brotoeja)

Quando as glândulas sudoríparas ficam obstruídas, impedindo a saída do suor, ocorre uma dermatite inflamatória – as miliárias, popularmente conhecidas como brotoejas.

De acordo com a profundidade do bloqueio do ducto excretor do suor e consequentemente seu extravasamento na pele, classifica-se as miliárias. Quando este bloqueio é superficial (estrato córneo), as bolhas podem ser pequenas e transparentes, sem sinal de inflamação – estas são as miliárias cristalinas.

Se o bloqueio ocorre numa zona intermediária da pele (na camada malpighiana), as pápulas são vermelhas e inflamadas – as conhecidas brotoejas, ou miliária rubra.

Quando a obstrução é mais profunda (na junção dermo-epidérmica), ocorre a miliária profunda, que aparece com pequenas bolhas de água e também pápulas vermelhas. Se houver pus, pode estar ocorrendo uma infecção secundária, por bactérias.

Ambientes quentes e úmidos, excesso de roupas e agasalhos, bem como febre alta favorecem o aparecimento das lesões. As regiões do corpo mais comumente atingidas são as axilas e as dobras de pele.

Sintomas

O aparecimento de brotoejas é bastante comum em crianças e bebês, mas pode ocorrer em adultos. Os sintomas são prurido (coceira) e sensação de queimação.

No caso da miliária cristalina, as pequenas bolhas (vesículas) são muito pequenas e aparecem de repente, podendo atingir grandes áreas do corpo. É a forma mais comum em recém-nascidos, e costumam ser assintomáticas.

As erupções avermelhadas – a brotoeja rubra – causam prurido e podem ser bastante desconfortáveis. Geralmente aparecem nas axilas e virilhas. Se a obstrução dos dutos que conduzem o suor for contínua, estas podem se tornar miliárias profundas. Pode haver infecção bacteriana secundária, com aparecimento de pus ao centro das lesões dessas miliárias, pontos arredondados e avermelhados.

Tratamento

Assim como em muitas outras condições de saúde, o melhor é prevenir o aparecimento das brotoejas/miliárias. Nos dias quentes, evite excesso de roupas, especialmente em crianças. Prefira sempre as roupas não justas no corpo e de algodão ou fibras naturais, roupas sintéticas costumam reter o calor e o suor.

O tratamento das miliárias / brotoejas é feito de acordo com as características das lesões, as regiões do corpo onde se apresentam e, claro, a idade do paciente.

Medidas para manter a pele fresca e para evitar a transpiração excessiva, ambiente fresco e ventilado, roupas leves e alguns tratamentos tópicos para controlar o desconforto conformam, basicamente, o tratamento clássico para crianças pequenas e também para adultos, na maioria das vezes.

O uso de permanganato de potássio de forma adequada, pasta d’água e cremes de corticoide ajudam bastante na resolução do quadro. Se houver infecção secundária, o médico pode prescrever antibiótico tópico e/ou oral. Portanto, uma avaliação clínica dermatológica é mandatória.

  

Relacionados