corporalTratamentos para o Corpo

A busca do corpo ideal – aquele no qual a sua autoestima se sente bem –  passa também pelo consultório dermatológico.  Uma pele livre de manchas, estrias, cicatrizes indesejáveis; um corpo sem celulite, flacidez e gorduras localizadas é possível ser conquistado com os modernos recursos da dermatologia cosmética.

O tratamento corporal também depende de uma anamnese criteriosa e do diagnóstico correto. O plano terapêutico será traçado de acordo com as expectativas e necessidades do paciente. O tratamento pode começar com a orientação alimentar e incluir os seguintes procedimentos:

Fios de sustentação de PDO (polidioxanona)

Um dos pontos fortes dos fios de sustentação de PDO (polidioxanona) é o estímulo de colágeno com tração local da pele.

Feitos com material absorvível pelo organismo, eles se dividem em diferentes tipos, com diferentes finalidades: há os lisos, os espiculados (com “garras”), os parafuso e assim por diante. Entre as indicações, eles oferecem excelentes resultados no tratamento de rugas – finas ou profundas – e, por sua vez, os mais adequados são escolhidos conforme a área, tipo de pele e intensidade da flacidez; e os que ainda promovem uma tração na pele, melhorando o contorno da mandíbula e do pescoço, reposicionando a face e combatendo a flacidez.Para citar apenas alguns exemplos!

E tudo de forma muito natural! Com efeito lifting não cirúrgico imediato.E o mais sensacional é que os fios de PDO podem ser usados em qualquer área do corpo!

Assim como ocorre com outras técnicas, os resultados são potencializados ao combinarmos esse procedimento com outros tratamentos. Entre as associações possíveis – são as avaliações individualizadas que irão nos apontar o melhor tratamento –, duas delas já apresentam resultados comprovados:

Fios de sustentação de PDO + ácido polilático: Para flacidez, estímulo de colágeno e efeito lifting instantâneo, os fios promovem uma tração da pele –contribuindo de forma imediata para o reposicionamento do rosto e pescoço,suavizando os efeitos da flacidez facial (o que popularmente chamamos de“rosto caído”) e as rugas estáticas (aquelas que, mesmo com o rosto parado, já marcam a pele). O ácido polilático, por ser um bio estimulador de colágeno,entra para reforçar essa ação firmadora, podendo ser injetado “mais globalmente” no rosto. Podem ser realizados os dois procedimentos na mesma sessão, desde que em regiões diferentes. Ambos compõem um tratamento:primeiro, o ácido polilático estimula o colágeno mais globalmente na face,dando mais firmeza na pele. Passado um período de, no mínimo, um mês,chega a vez dos fios de sustentação e tração, que reforçam as áreas mais necessitadas de colágeno e tensão cutânea.

Bioestimuladores de colágeno (hidroxiapatita de cálcio ou ácidopolilático) ou toxina botulínica + fios de sustentação + peeling: Indicados para flacidez e rugas, os fios de sustentação vieram como um reforço nos tratamentos combinados, combatendo aquela leve flacidez que insistiu em ficar. Por promover uma tração local (e bastante natural), a técnica dispensa a necessidade de preencher ou volumizar a região tratada. Tanto os bio estimuladores de colágeno quanto os fios de sustentação podem ser associados ao peeling (cada procedimento atua em um plano diferente) ou à toxina botulínica – desde que essa última não seja aplicada na mesma região ena mesma sessão. Os resultados são excelentes!

Radiofrequência

Este é um tratamento bem conhecido na dermatologia estética que a moderna tecnologia aprimorou para maior versatilidade, eficácia e segurança. As ondas de radiofrequência produzem calor profundo nas camadas mais internas da pele, o que estimula a produção de novas fibras de colágeno, com resultados rápidos e muito expressivos. A técnica requer indicação apropriada e domínio por parte do médico e é excelente para o combate de gordura localizada, celulite e flacidez corporal, além de ser bastante utilizada no tratamento de flacidez facial.

Microagulhamento / IPCA®

Uma técnica já consagrada e minimamente invasiva que consiste em produzir minúsculos furinhos na pele com auxílio de equipamentos especiais – basicamente rolinhos com micro agulhas. O objetivo da técnica, que deve ser aplicada por médico dermatologista experiente, é estimular as células responsáveis pela produção de colágeno (fibroblastos) para restaurar e melhorar a aparência, o brilho e a textura da pele.

Os resultados são impressionantes, a técnica bem aplicada, após diagnóstico preciso, promove reparação celular bem como produção e remodelamento de colágeno e elastina.

As indicações para o tratamento corporal com microagulhamento vão de cicatrizes a estrias, passando por melasma e outras manchas, e flacidez corporal.

Ultrassom Microfocado

O procedimento faz colunas de coagulação que vão da pele ao músculo, o que permite a entrega de um tightening profundo. Com isso, ele surge como resposta para diferentes quadros envolvendo a flacidez: seja aquela que resulta da perda intensa de peso seja uma falta de firmeza mais superficial ou ainda aquela que compromete os contornos do rosto ou de outras áreas do corpo.

Essa versatilidade torna o tratamento indicado para pessoas de qualquer idade e diferentes tipos e tons de pele – ou seja, todas as peles étnicas podem se beneficiar! A forma como será ministrado vai depender de cada caso, cada objetivo.

Para potencializar os resultados, é possível associar o ultrassom microfocado aos bioestimuladores de colágeno (como o ácido polilático), que ajudam a firmar a pele e são indicados para quem deseja eliminar áreas flácidas sem o aumento de volume que pode acompanhar a ação dos preenchedores. Com o ultrassom microfocado realizado primeiro, o complemento pode ser feito na mesma consulta ou alguns dias depois – tudo vai depender da reação do paciente ao primeiro procedimento.

Peelings corporais

Outro tratamento corporal que visa promover a regeneração da pele. A técnica é de esfoliação e renovação celular, com movimentos suaves, que retira as células mortas, deixando-a com aspecto liso e brilhante – um método eficaz e indolor. A indicação depende do diagnóstico e das necessidades do paciente.

Os tipos de peelings:

Superficiais – que melhoram a textura da pele, clareiam manchas, atenuam as marcas e depressões leves do corpo e dão mais firmeza à pele, graças à estimulação superficial do colágeno. Realizados com ácidos glicólico, retinóico, mandélico, salicílico, tricloroacético, entre outros.

Médios – ácidos tricloroacético (em maior concentração) ou pirúvico são geralmente usados. Os efeitos desejados são de melhora da textura e de marcas mais visíveis e fortes da pele pelo estímulo de colágeno, além de renovação da camada mais superficial, clareando manchas e melhorando o viço e o brilho local.

Mesoterapia corporal

Uma série de microinjeções de várias substâncias como aminoácidos, minerais, medicamentos e vitaminas na camada intermediária da pele – a mesoderme – no local do corpo a ser tratado.

Este procedimento foi desenvolvido nos anos 1950, pelo médico francês Michel Pistor e é utilizado para diversos propósitos clínicos na Medicina. Ao injetar pequenas quantidades do coquetel na mesoderme, eleva-se o fluxo de sangue na zona tratada o que permite uma maior absorção dos medicamentos utilizados.

A mesoterapia, bem indicada e aplicada é um excelente recurso estético, geralmente indicado para tratamento de gordura localizada, estrias e celulite.

Lasers

Os recursos e benefícios da laserterapia são extensivos ao corpo. O objetivo é o de remodelar e estimular a produção de colágeno, bem como clarear manchas e melhorar o aspecto geral da área tratada. A indicação dependerá do diagnóstico e da técnica utilizada, como a combinação de lasers e procedimentos, sua frequência e intensidade, individualizando e personalizando cada tratamento. Alguns dos principais problemas a serem tratados com laserterapia são: estrias, manchas, cicatrizes, quelóides, flacidez, entre outros.

Criolipólise

A Criolipólise é um tratamento que visa a redução de gordura localizada em áreas específicas (abdôme, flancos e culote, por exemplo), através do resfriamento controlado. Um aparelho congela a camada de gordura sob a pele e pode eliminar até 20% de gordura por sessão. Não tem agulha, nem cirurgia e o pós-operatório é considerado leve. Durante cada sessão de tratamento, o médico seleciona a área a ser tratada e direciona o aplicador do aparelho para aquela região apenas. O procedimento demora em torno de uma hora, e logo após, faz-se o ultrassom cavitacional por 20 minutos podendo o paciente retornar às suas atividades normais no mesmo dia.

O resfriamento local é induzido pelo cabeçote do equipamento que, inicialmente faz a sucção da pele para dentro do bocal (adequado para a área a ser tratada), e inicia-se a fase de resfriamento que dura aproximadamente 60 minutos, durante esse tempo o tecido gorduroso atingirá 10 graus centigrados negativos produzindo danos irreversíveis nas células gordurosas e seu conteúdo. As células gordurosas danificadas ou destruídas pelo frio eliminam seu conteúdo (também modificado ou inutilizado) para sua posterior reabsorção metabólica. Isto ocasiona substancial perda de medidas ao longo de algumas semanas. A pele e outros tecidos adjacentes não são atingidos. Entre o bocal e a pele há uma película protetora da camada superficial chamada epiderme.

Quando se inicia o processo, logo após a sucção da pele, o paciente experimenta um ligeiro desconforto parecido com beliscos ao redor do bocal do equipamento, por poucos minutos.

Ao fim do tratamento a pele pode ficar vermelha, dolorida, fria e endurecida ao toque, mas conforme a pele volta a esquentar, a sensação tende a desaparecer. O ultrassom costuma melhorar essa sensação de aflição e massagens são permitidas, desde que sob orientação. Alguns pacientes relatam discreta dor ou ardência na região tratada durante dois ou três dias. Os resultados começam a ser percebidos pelos pacientes após 3 semanas da realização do procedimento, e se consolidam entre 2 a 3 meses.

Durante o procedimento, grandes quantidades de partículas gordurosas são despejadas dentro do compartimento extracelular (espaço que existe entre as células e que esta preenchido de líquidos e outras substâncias).  Fisiologicamente, o processo de eliminação dos triglicerídeos é lento, e o organismo necessita de tempo para que o sistema linfático transporte a gordura para ser metabolizada (queimada pelo organismo). O paciente pode otimizar este processo com dieta adequada, hidratação e exercícios aeróbicos.

A técnica é aprovada pelas autoridades competentes no Brasil (ANVISA), Estados Unidos (FDA), Canada, União Européia e Asia.

 

Relacionados