Tom da pele

Após 514 anos de miscigenação, os brasileiros têm vários tipos de tons de pele. Segundo o Censo, a escala de cores da pele dos brasileiro tem 144 tonalidades diferentes, e metade dos brasileiros tem o que se pode chamar de uma cor mista.

Além da experiência em consultório, a Dra. Luciana Maluf esteve em Washington, nos EUA, para aprimorar sua técnica de tratamento a laser na ‘Cultura Clinic’, do Dr. Eliot Battle, especialista que é referência internacional no tratamento de peles étnicas, e hoje aplica todo esse conhecimento em seus pacientes dentro de um grande espectro de tonalidades de pele.

OS TONS DA PELE BRASILEIRA

Pele muito clara /clara bege

Característica dos descendentes de alemães, holandeses e italianos do sul do Brasil. Cabelos loiros, pele muito clara e bastante sensível. Sardas podem alterar a pigmentação então são peles que precisam evitar grandes exposições ao sol. Ela produz uma baixa quantidade de melanina e também sofre com a perda de elasticidade.

Tratamentos: peelings, laser CO2 fracionado para o tratamento de manchas, microagulhamento com drug delivery e radiofrequência, que estimula o colágeno mais profundo

Pele clara rosada / Pele morena rosada ou oriental rosada

Da miscigenação entre italianos, portugueses, espanhóis e franceses em território brasileiro temos uma pele clara, com pigmentação um pouco mais rosada. A pele oriental, além da pigmentação predominantemente amarela, apresenta tonalidades que passam pelo bronzeado e rosado. Nas morenas tem o mesmo tom de pele, com pigmentação um pouco mais rósea.

Tratamentos: peelings, microagulhamento, radiofrequência, luz intensa pulsada, ácido Poli Lático, lasers como XEO Cutera, que diminui os vasinhos da face e estimula o colágeno superficial

Pele morena amarelada ou oriental amarelada

Morena dourada, tipo de pele muito popular no Brasil. A pigmentação predominante da pele é mais amarelada. Tendência a maior oleosidade.

Tratamentos: peelings de Ácido Salicílico e Retinóico e glicólico e lasers como XEO Cutera, que ajuda na oleosidade e poros dilatados e diminui os vasinhos da face

Pele morena escura/ bronzeada ou oriental bronzeada ou mestiça

Outro tipo de pele bem brasileiro, essa pele morena é mais encontrada no Centro-Oeste e facilmente fica bronzeada. As peles orientais bronzeadas e as mestiças em geral, também se enquadram nesse grupo. A pigmentação é predominantemente amarelada e o combate a oleosidade deve ser a bandeira número 1.

Tratamentos: cremes clareadores, lasers e luz intensa pulsada

Pele mulata amarelada / Pele mulata escura

A pela mulata traduz muito bem a nossa miscigenação. Mistura de branco com o negro, ou com o índio, em geral a pigmentação é mais amarelada. Tem bronzeamento fácil, portanto sua pigmentação é mais acentuada, a pele fica mais escura e acinzentada com o tempo. Tem menos tendência à flacidez.

Tratamentos: peelings e aplicações de ácido retinóico, microagulhamento com drugdelivery

Pele negra amarelada / Pele negra escura

Um tom de pele negro com pigmentação mais amarelada é descendente de negros e índios, enquanto o tom da pele mais acinzentado e escuro é proveniente de descendência de negros puros. Devem ser tratadas com mais atenção e cuidado nos parâmetros dos lasers pois os riscos de manchas escuras pós procedimentos são maiores. Também tem menos tendência ao envelhecimento cutâneo.

Tratamentos: No verão, o microagulhamento (para estrias, rejuvenescimento, cicatrizes de acne, oleosidade e poros abertos, rugas) é uma ótima alternativa ao laser.

Definição científica dos tons da pele!

FT I: Branca, olhos claros, cabelos ruivos ou loiros – Sempre se queimam e nunca se bronzeiam

FT II: Branca, cabelos loiros ou castanho claro – Sempre se queimam e, às vezes, se bronzeiam

FT III: Branca – Queimam-se moderadamente, bronzeiam-se gradual e uniformemente

FT IV: Morena clara, cabelos escuros – Queima-se muito pouco e bronzeiam-se bastante

FT V: Morena escura – Raramente se queimam, bronzeiam-se muito.

FT VI: Negra – nunca se queimam, profundamente pigmentados.