Produtos de beleza são caros. Por isso pode ser tentador buscar nos recursos caseiros formas baratas de tratar sua pele e cabelos, ao invés de comprar cremes, loções e cosméticos de última geração. Muitos itens no seu armário do banheiro, ou da cozinha, podem funcionar como máscaras faciais, produtos para o cabelo ou para a pele. Mas será que esses todos esses ‘achados’ caseiros funcionam pra valer?

Cerveja para o cabelo beer

Enxaguar o cabelo com cerveja vai fazê-lo ficar mais grosso e brilhante.

Esta é uma das dicas de beleza que você provavelmente já sabe que não funciona. Pois então confie na sua intenção: ensaboar seus cachos com uma pilsen só vai fazer com que o seu banheiro fique com cheiro de bar da esquina. A lavagem com cerveja não vai prejudicar o cabelo, mas também não vai cumprir as promessas de fortalecimento, limpeza e proteção dos fios. Então, o melhor é beber a sua cerveja.

Óleo de coco para o cabelo e pele

soft-and-smooth-hairEste é o produto da moda e não somente para cozinhar. O óleo de coco é tido como um super hidratante facial, protetor labial e condicionador para o cabelo. Mas ele realmente funciona?

Pode investir. O óleo de coco é excelente hidratante e pode amaciar sua pele e seus cabelos. No entanto, é também muito oleoso – é um óleo, afinal – portanto é um produto bom de se usar antes de dormir, e com cautela para não entupir os poros ou provocar acne.

 

Manteiga de Cacau para estriasCocoa_Butter

A manteiga de cacau é ótima para a hidratação da pele, mas não acredite em milagres – estudos científicos têm demonstrado que a manteiga de cacau não vai ajudar na prevenção ou no tratamento das estrias.

A razão é simples – as estrias ocorrem abaixo da superfície da pele, onde a manteiga de cacau não pode alcançá-las. Na verdade, não há muita coisa que possa ser feita sobre as estrias quando elas aparecem. Mas o seu dermatologista pode indicar um tratamento a laser para estimular a produção de colágeno e minimizar o problema de forma muito satisfatória.

Hamamélis como tonificante

Hamamelis-vernalisPara quem gosta de produtos de beleza naturais, a hamamélis é perfeita. Funciona como tonificante para acompanhar o ritual de limpeza diário.

Diferente da maioria dos tonificantes que usam álcool, que rouba a umidade da pele, a hamamélis é um produto natural que ajuda na limpeza dos poros, reduzindo os efeitos da irritação da pele, como vermelhidão. Também é um ótimo remédio para pequenas infecções e queimaduras. Você compra a plantinha em lojas de ervas e produtos naturais e faz um chá (1 colher de sobremesa para um xícara de água fervente), deixe esfriar ou pode usá-lo gelado, para refrescar e tonificar.

Pasta de dente para secar espinhas670px-RemovePimpleToothpaste-Step-1

Perda de tempo. E ainda por cima pode irritar a pele, pois a maioria dos dentifrícios contém mentol e flúor.

Um remédio caseiro melhor contra as espinhas seria um pouco de leite de magnésia como tratamento tópico. Vai ajudar a secar a oleosidade da pele envolvida na espinha e ajudar também a acelerar a extrusão (amadurecimento e saída do centro “amarelado”) da mesma.

Agora, se forem muitas e frequentes, o melhor mesmo é procurar o seu dermatologista que fará o diagnóstico e indicará o tratamento adequado para acne.

Maionese para cabelos brilhantes

maioneseParece meio esquisito, mas vários especialistas de beleza e celebridades juram que tratamento capilar com maionese faz os cachos mais volumosos e brilhantes. O ingrediente nada secreto, claro, é o óleo da maionese que penetra no cabelo e dá um brilho saudável. Use como máscara no cabelo, cubra com um saco plástico e deixe por uns 20 minutos para que o óleo penetre, antes de enxaguar.

Pepino para os olhos inchados pepino-olheiras-beleza

Há muito tempo se pensa que os nutrientes contidos no pepino são algum tipo de cura milagrosa para inchaço e olhos cansados, mas isso não é exatamente uma verdade. Os pepinos podem até ajudar a aliviar o inchaço nos olhos, mas isso é simplesmente porque eles são frios e úmidos. Em outras palavras, não é o pepino que faz a diferença – com qualquer outra coisa que você pegue na geladeira ou no freezer os resultados serão semelhantes.

Uma opção melhor é usar saquinhos de chá verde sobre os olhos –  a cafeína pode ajudar a reduzir o aparecimento de vasos sanguíneos e os antioxidantes naturais do chá verde podem reduzir a inflamação.

Escovar o cabelo para torná-lo mais forte

escovar-cabelo-com-secadorQuando a sua mãe era adolescente, o conselho mais comum era escovar o cabelo 100 vezes à noite, para torná-los fortes e sedosos. Na verdade, o efeito é exatamente o oposto: o excesso de escovação pode causar quebra dos fios e pontas duplas. Mas é preciso, sim, escovar o cabelo um pouco para espalhar nutrientes essenciais e óleos por todo o cabelo, tornando-o mais brilhante e saudável.

Pomada de hemorroidas para os olhos declare-o-fim-das-olheiras

Há muito tempo este é apontado como o segredo de beleza das supermodels. Mas será que uma “Pomada H” vai mesmo reduzir o inchaço e as olheiras?

Não necessariamente, mas pode ajudar. Não há estudos clínicos que demonstrem que este seja um remédio eficaz para os seus olhos. No entanto, esses cremes contém componentes como extrato de Hammamelis, extrato de atropa belladona, lidocaína, corticóides de efeito anti-inflamatório e outros como o policresuleno e a centella asiática, que também tem ação sobre as inflamações e é diurética. A grosso modo, são pomadas com efeito vasoconstritor.

Não dá pra dizer que é o melhor anti-olheiras do mercado, uma vez que a olheira pode ser composta por vasos, pigmento (melanina) ou ambos. Neste caso, o benefício da pomada ocorre somente para a olheira composta por vasos; na olheira feita de melanina não haveria melhora e na olheira composta por ambos os fatores, a melhora seria parcial.

Além disso, não é recomendado seu uso contínuo se tiver corticóide na composição, o que pode acarretar efeitos colaterais, como: afinamento da pele, púrpura, aumento da quantidade de pelos no local da aplicação, entre outros efeitos indesejados.

Reduzindo o tamanho dos poros images6

Não faltam produtos no mercado que prometem reduzir o tamanho de seus poros, mas não dá para acreditar em qualquer um deles. O tamanho dos poros é baseado na genética, e não nos hábitos de vida. Por isso, infelizmente, é algo que não se tem muito controle. Você pode, no entanto, tomar medidas para que os poros pareçam menores. Esfoliar gentil e regularmente vai melhorar a aparência de sua pele, e usar uma máscara facial que estimulem a produção de colágeno, como a de clara de ovo, por 20 minutos pode ajudar a melhorar a tonicidade e controlar a oleosidade da pele.

Sobre a especialista

DSC_1926Dra. Luciana Maluf (CRM-SP 113699), médica dermatologista do Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Sociedade Americana de Dermatologia. 

http://www.lucianamaluf.com.br