O FDA anunciou a aprovação do produto Kybella, também conhecido coo ATX-101, para o tratamento da gordura localizada (dos moderados até os mais severos casos) sob o queixo em adultos. No entanto, o ácido deoxicólico (Kybella) não está aprovado ou recomendado para tratar gorduras localizadas em outras áreas do corpo, segundo o press release distribuído pela empresa Kythera Biopharmaceuticals, fabricantes do produto.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”]

la-fi-fda-approves-double-chin-drug-20150429
O ATX-101 for aprovado pelo comitê de aconselhamento do FDA em março de 2015. No Brasil, a Anvisa ainda não aprovou o produto.

“O tratamento com Kybella só pode ser utilizado por um professional de medicina devidamente qualificado, e os pacientes devem ter completo entendimento dos riscos associados ao uso da droga antes de considerer o tratamento”, disse o doutor Amy G. Egan, diretor do departamento de Avaliação de Drogas do FDA. “É importante lembrar que o Kybella está aprovado apenas para o tratamento da gordura localizada abaixo do queixo. Não se sabe se o produto é seguro ou efetivo para tratamento fora dessa área”.

O ATX-101 é uma droga citolítica, que destrói fisicamente as membranas celulares quando injetada no tecido. A droga mata as células de gordura, quando propriamente injetada na gordura abaixo do queixo. No entanto, também pode destruir outros tipos de célula, como as células da pele, se for injetada erroneamente.

Os pacientes podem receber até 50 injeções em uma única sessão de tratamento, que pode ser administrado até seis vezes – um por mês. Resultados de dois estudos clínicos incluindo 1.022 pacientes adultos, com moderado a severo queixo duplo, foram usados para estabelecer a segurança e eficácia do tratamento.

Efeitos colaterais sérios como danos ao nervo da mandíbula, que causa um sorriso torto ou flacidez dos músculos faciais, assim como problemas para engolir, podem acontecer, segundo o porta voz do FDA. Efeitos colaterais menores, como inchaço, dor, formigamento, hematomas e vermelhidão podem ocorrer nos locais da injeção.

“Na minha prática dermatológica, eu vejo muitos pacientes que tem o indesejável queixo duplo, e no entanto tem um rosto harmonioso, uma aparência equilibrada e estão em excelente forma física”, comenta o Dr. Derek H. Jones, professor associado de dermatologia da UCLA. “Como investigador nos estudos clínicos do Kybella, estou animado com a oportunidade de oferecer aos meus pacientes uma opção não cirúrgica para redução da gordura localizada abaixo do queixo”.

Fonte: http://www.healio.com/dermatology/aesthetic-cosmetic-surgery/news/online/%7Bcbc809e3-3fad-4e91-9c5a-6ea04f226187%7D/fda-approves-atx-101-for-treatment-of-submental-fat[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]