Blocos na rua o dia todo (e sob o sol), maquiagem e glitter no rosto e por todo o corpo, e alguns drinques geladinhos porque ninguém é de ferro… O Carnaval é o feriado mais querido (e aguardado) dos brasileiros – e parecia que ele não ia chegar nunca este ano, não é? Mas eis que aqui está ele! A maior festa popular do mundo, e com tudo o que o brasileiro ama: calor, ritmos dos mais variados e paquera. 

No entanto, é preciso ficar atenta para a folia não acabar levando embora a beleza e a saúde da pele. Por isso, alguns cuidados são fundamentais. E é tudo bem simples, girando em torno daquele home care que você já conhece bem – a ideia é só não esquecer dele em meio a agenda lotada de diversão.

Confira as dicas da Dra. Luciana Maluf para o Carnaval 2019 entrar para a sua história – com você linda e saudável.

Prepara!  Fantasia pronta? Então inclua mais um item aí: o protetor solar! Fundamental em qualquer época do ano, não seria numa maratona de blocos a céu aberto que o produto iria ficar de fora. O fator de proteção solar deve ser de, no mínimo, 30. Mas vale respeitar o seu tipo/tom de pele e, em alguns casos, aumentar essa segurança – peles mais claras, por exemplo, são ainda mais sensíveis à ação dos raios UV. Mas peles morenas, negras e orientais também precisam estar blindadas contra os (muitos) fotodanos, combinado?

Veja mais dicas de fotoproteção em nossas matérias Verão: cuidados com a pele na estação do sol e Como aplicar o protetor solar depois da maquiagem?

Lembre-se também de reaplicar o produto ao longo do dia – é isso que garante sua eficácia. E não limite essa proteção ao rosto. Todas as áreas expostas ao sol devem entrar nesses cuidados: pescoço, nuca, colo, braços, pernas, orelhas e mãos. Sabe quando você está na praia? É o mesmo princípio – incluindo barreiras físicas, como chapéus, óculos escuros ou até mesmo uma sombrinha (que tal incluir o item na sua fantasia?). Ah, e vale apostar também em um protetor para os lábios.

Cuidado importante: suspenda o uso de produtos que contenham ativos que se “sensibilizam” quando expostos aos raios solares – como o ácido retinoico, o ácido glicólico e a hidroquinona.

“Kit folia” completo – O Carnaval não é época de se preocupar com a aparência suada. É do jogo – e ninguém vai se importar com isso. Mas a transpiração excessiva, e as horas sob o sol (mesmo com a devida proteção), podem levar a um especial ressecamento da pele. Por isso, seu “kit folia” deve incluir também um frasquinho de água termal para refrescar a pele de maneira rápida, prática e – o melhor! – eficiente. Borrifar o produto no rosto ajuda a tolerar as altas temperaturas e melhorar a hidratação da pele, por aumentar as defesas cutâneas, além de promover uma sensação muito agradável.  

Veja também: Água termal: o que ela pode fazer pelo bem da sua pele

Para as peles cujo risco é a oleosidade, mantenha a proteção solar (há produtos em versão oil free ou oil control), e tenha sempre lencinhos umedecidos por perto – eles ajudam a remover o excesso de sebo.

Pit stop para limpar a pele, hidratar e descansar – Ao chegar em casa, drible o cansaço e não deixe de lado os cuidados que você sempre tem com a pele. Exemplo? Retirar a maquiagem. Esse é um “ritual” de investimento na beleza e na saúde da pele o ano todo. No Carnaval, quando são muitas as “tintas” que compõem o visual, essa etapa é especialmente importante. Escolha um produto próprio para esse fim – e dê atenção especial à área dos olhos, mais sensível e delicada. –

Em seguida, lave o rosto com um sabonete também específico para esse tipo de limpeza – ele vai completar a tarefa de livrar a pele de impurezas e demais resíduos. Quem tem o hábito de usar um tônico adstringente também não deve esquecê-lo nessa hora. Finalize com seu hidratante de sempre.

E durma bem. A saúde e a beleza da pele também dependem de um bom descanso – e, afinal, são quatro dias de folia…

Saiba mais em nossa matéria Sono e beleza – o que a dermatologia diz sobre essa relação

Alimentação leve e saudável… e muita água! – Assim como todos os cuidados com a pele, a alimentação saudável também é indicada em qualquer época do ano. Durante o Carnaval – e o esforço extra que ele exige do organismo – esse ponto ganha ainda mais importância. As dicas são as que você já conhece: verduras e legumes (que ajudam a hidratar o corpo) e muita água! Ok, essa festa pede uma cervejinha bem gelada – que, com moderação, não oferece risco –, mas nada como a boa e velha H20 para realmente manter o corpo funcionando. Dica: carregue uma garrafinha com você!