A época do ‘quanto mais feio mais bonito’ já passou para os homens. E se tomarmos como exemplo os jogadores de futebol, vamos ver que alguns deles são até mais vaidosos do que as mulheres.

 

A figura icônica que revolucionou o mercado de cuidados masculinos provavelmente foi David Beckham, que encarnou – e amplificou – o conceito de metrossexual.  5ac0be88566a0dd4cb7a4a2639c69947

Desde quando o primeiro comercial de produtos cosméticos, protagonizado pelo futebolista inglês, deu a volta ao mundo, passaram-se apenas 20 anos e a cosmética e os cuidados masculinos com a aparência já se distanciam anos luz comparados aos de nossos pais, cerca de três décadas atrás.

Na nécessaire deles, os únicos aliados para o cuidado pessoal eram o desodorante, a escova e a pasta de dentes, o sabonete e uma loção pós barba. Agora as coisas mudaram e falta pouco para igualar as vendas de produtos masculinos e femininos no mercado da cosmética.

Nos últimos três anos, o lançamento de produtos específicos para os cuidados masculinos cresceu 70% na Europa. Um estudo, realizado pela agência britânica Kantar Operations, mostrou que em 1990, apenas 4% dos homens diziam utilizar um produto de cuidado facial; em 2001 já 20% dos entrevistados reconheciam que usavam algum produto; e hoje um em cada dois homens declara que usa cosméticos faciais, os escolhe e os compra pessoalmente.

Ebook-home-care

Um outro estudo realizado pela Kantar concluiu que os alemães são os europeus que mais se preocupam com o cuidado físico, seguidos dos homens espanhóis e italianos em segundo lugar. Em terceiro, vem os franceses.

Jogadores de futebol são os ícones desse novo tempo da vaidade masculina. Muitos deles, depois de algum tempo de contrato com grandes clubes, aparecem com carrões último tipo e com uma aparência renovada: pele sem manchas ou cicatrizes de acne, lisinha e saudável, além de cabelos brilhantes e bem cuidados, entre outros auto-mimos. Até o cinquentão Maradona há pouco tempo apareceu com lábios mais carnudos e pele nitidamente renovada, provavelmente devido a tratamentos dermatológicos.

O craque do Real Madri, Cristiano Ronaldo é considerado um ícone da onda metrossexual, com sua pele lisinha, sobrancelhas cirurgicamente desenhadas e peitoral livre de quaisquer pelinhos.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”]

Cristiano Ronaldo - antes e depois
Cristiano Ronaldo – antes e depois

Neimar Jr. é outro que apresenta a pele bem cuidada. Ele já admitiu publicamente que faz um verdadeiro ritual para deixar a pele viçosa. Além de sabonetes especiais para deixar os poros limpos e evitar cravos, usa tônicos duas vezes ao dia na pele, filtro solar fator 25 em gel à base de álcool e faz tratamentos a laser para tirar marcas de espinhas do rosto.

De acordo com publicações internacionais, o super craque Lionel Messi usa cremes para combater olheiras e produtos de limpeza profunda para a pele. Assim como David Beckham, ele também já protagonizou comerciais de produtos masculinos para cabelos.

A dermatologista Luciana Maluf (http://www.lucianamaluf.com.br), do Hospital Sírio Libanês, especialista em Laserterapia Cosmética, diz que os homens estão procurando estes procedimentos mais do que nunca: “Nós vemos que mais homens chegam aos nossos consultórios para aplicação de toxina botulínica, preenchedores, lasers e mesmo para procedimentos de contorno corporal”, diz a doutora Luciana. “Eles estão preocupados com as rugas de expressão e os pés de galinha”, com a beleza das mãos e com os contornos da face e do corpo, entre outras vaidades”.

Veja o que vai numa nécessaire de um homem moderno e metrossexual:

necessaire moderno

Creme esfoliante para o rosto: pode até parecer que a pele dos homens não sofre tanto como a das mulheres por que eles não aplicam maquiagem, mas existem outros fatores que afetam a pele masculina. Poluição do ar, por exemplo: a sujeira penetra nos poros, causando problemas como cravos, espinhas e pele gordurosa.
O uso de esfoliante ajuda a eliminar essa sujeira e as células mortas na pele. “É importante usar de duas a três vezes na semana para conseguir uma pele perfeitamente limpa e luminosa. Existem muitos e bons produtos no mercado que controlam o excesso de oleosidade”, lembra a dermatologista Luciana Maluf. “Mas é preciso que haja consistência no tratamento, é preciso acostumar-se a usar o gel ou o creme esfoliante regularmente para conseguir ter os poros desintoxicados”.

O creme hidratante. Não importa qual é o tipo de creme, pode ser um antirrugas, antiacne, para peles secas ou oleosas – tem que usá-lo diariamente. “É importante saber que a pele masculina, por ser uns 20% mais grossa do que a pele feminina, não precisa de tantos cuidados ao longo do dia, portanto a aplicação diária, é o suficiente para melhorar o tônus da pele”, diz a Dra. Luciana. Devido a razões hormonais, a pele masculina produz mais gordura do que a da mulher, portanto não se pode esquecer de hidratar as áreas que sofrem agressão do barbear-se, como o pescoço e as bochechas.

A loção pós barba. É ainda imprescindível para os homens, como tem sido há décadas. Não importa se a barba é feita diariamente, ou um par de dias na semana, ou se simplesmente apara a barba – o uso da loção pós barba é necessário em todas as zonas que foram raspadas com a gilete ou com o barbeador elétrico. “A loção ajuda a prevenir a infecção de prováveis corte, preserva a pele agredida, perfuma, e também age como hidratante, combatendo a secura da pele”, explica a dermatologista Luciana Maluf.

Redutor de linhas de expressão e rugas. Para aqueles acima dos 30 anos, esse é um produto comum na nécessaire do homem moderno. O tempo passa e essas marcas são inevitáveis, e tem seu atrativo. Mas daí a ter o rosto sulcado por linhas profundas e desagradáveis é coisa de homem antigo. “Um bom creme antirrugas deve conter antioxidantes e colágeno, pois este é o componente essencial da pele que lhe dá frescura e aparência jovem”, diz a doutora Luciana. “Elastina, vitaminas, ácidos glicólico, retinol ou alfahidroácidos (AHA) são outros elementos que este tipo de creme deve conter”. O resultado vai depender da regularidade e constância do uso. “Não fumar e evitar o excesso de bebidas alcoólicas também, além de uma alimentação rica em substâncias antioxidantes é fundamental para reduzir os efeitos do tempo sobre a pele”, alerta a dermatologista.

Bálsamo labial. O homem moderno não tem lábios secos e maltratados. Algumas marcas de produtos cosméticos tem um bálsamo nutritivo para lábios, que os protegem de secura, do frio e do calor, mantendo-os hidratados e com uma cor bonita e…convidativa. “Muitos homens resistem a utilizar esse tipo de tratamento para os lábios, por que os deixaria muito brilhantes. Mas já existem no mercado bálsamos lábios com efeito mate, sem grandes brilhos”, diz a doutora Luciana, que também recomenda uma receita caseira para esfoliar os lábios: uma mistura de azeite de oliva e um pouco de açúcar. Depois de lavar o rosto – e os lábios – com o sabonete especial, passe um pouco da mistura suavemente sobre os lábios, em suaves movimentos circulares. Retirar o restante com lenço de papel.

Produtos para manter o contorno dos olhos relaxados e saudáveis. Para refrescar essa zona do rosto e conseguir uma melhor circulação do sangue, é importante aplicar o produto com golpezinhos suaves e nunca arrastando os dedos. “Existem vários cosméticos para tratar aquelas bolsinhas abaixo dos olhos, normalmente contém bases naturais de aloe vera, laranja ou pepino. Uma dica que vale a pena é colocar saquinhos usados frios de chá verde sobre os olhos por cerca de 5 minutos. A cafeína ajuda a reduzir o aparecimento de vasos sanguíneos e os antioxidantes naturais do chá verde reduzem a inflamação”, sugere a Dra. Luciana Maluf.

Um bom shampoo para deixar os cabelos sedosos e brilhantes, de preferência um produto formulado especialmente para combater os problemas existentes, como alta oleosidade ou queda de cabelos. Uma outra preocupação são os pelinhos indesejáveis – as vibrissas – que aparecem nas orelhas e no nariz. Se o homem moderno já passou dos 40, provavelmente sua nécessaire terá um desses pequenos ‘barbeadores de pelinhos alienígenas’, ou no mínimo, uma pinça.

Além do indispensável na nécessaire, existem as rotinas de tratamentos – modernamente, um homem tem um dermatologista pra chamar de seu. “Eles procuram o consultório dermatológico por diversas razões – desde obter um creme formulado para as suas necessidades de tratamento da pele, até a laserterapia para eliminar rugas de expressão e pelos indesejáveis, inclusive a depilação total da barba. Os procedimentos dermatológicos são ideais para a agenda masculina, pois são rápidos, de fácil recuperação e os resultados são logo visíveis”, explica a dermatologista Luciana Maluf.

 

 

 

 

 [/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]