Como este é um setor da dermatologia cosmética que ganha cada vez mais atenção, seguem alguns tópicos para expandir o seu conhecimento sobre o assunto injetáveis. A doutora Luciana Maluf derruba 12 mitos sobre eles:

botox

1. Toxina Botulínica e preenchedores agem da mesma forma 
Não, a toxina botulínica e os preenchedores dérmicos à base de ácido hialurônico trabalham de formas diferentes e tratam diferentes problemas. As injeções antirrugas (de toxina botulínica) são relaxantes musculares. Os preenchedores restauram o volume e a hidratação da pele.

2. Toxina Botulínica e preenchedores podem tirar o movimento e as expressões faciais
A dosagem dos produtos é individualizada para o paciente. A quantidade adequada de injeções antirrugas e de preenchedores deve ser o suficiente para permitir a expressão e a aparência natural. A toxina botulínica pode diminuir o movimento dos músculos da face e pescoço, mas os preenchedores não interferem na mímica da face.

3. Toxina Botulínica é viciante
Injeções cosméticas não são fisiologicamente aditivas, no entanto algumas pessoas podem gostar tanto do resultado que acabam querendo literalmente exagerar na dose. A questão é emocional, não fisiológica. O resultado afeta a auto-estima da pessoa, tanto que eu costumo dizer que “quando você abre a porta para a toxina botulínica, essa porta nunca mais se fecha!”

Ebook-home-care

4. Injetáveis são dolorosos
Todos temos um limiar diferente de dor. Normalmente um pouco de gelo é o suficiente para amenizar a dor da picada de qualquer tratamento com injetáveis. Antes da injeção, fazemos uma aplicação de creme anestésico à base de lidocaína para aliviar qualquer sensibilidade durante o procedimento, que geralmente acaba sendo bastante tolerável.

5. É fácil dizer quem fez um procedimento com injetáveis
Se bem feito, ninguém suspeitará que você teve injeções cosméticas. O objetivo é uma aparência descansada e rejuvenescida. A harmonia e a naturalidade da face deve ser preservada!

6.  Toxina Botulínica é caro
Tudo depende do nível de doses necessárias e áreas de tratamento (face? pescoço?) e qual a marca da toxina botulínica que será usada. Os preços variam.

7. Injetáveis é tudo a mesma coisa
Em minha clínica, ofereço duas marcas da toxina botulínica. Existem pequenas diferenças de preço e de dosagem, mas ambas são bastante similares – são relaxantes musculares que criam uma aparência mais suave e rejuvenescida. Coloco doses suficientes para somente relaxar e suavizar os músculos e, consequentemente, as expressões da face. Peço retorno em 10-14 dias para eventuais retoques, pois pode haver diferença na resposta de cada grupo muscular, em cada hemiface.

8. Preenchedores requerem inatividade
Pode haver algum tempo de inatividade com injeções cosméticas, no entanto é um tempo passageiro e ameno. Para a toxina botulínica, peço para não deitar a cabeça por 4 horas e não fazer exercícios aeróbicos por 24 horas. Já para o preenchedor não há restrição.

9.  Se eu ficar fora do sol, meu procedimento com a toxina botulínica durará mais tempo
Não, fatores ambientais não tem impacto sobre os efeitos do tratamento.

10. Minha toxina botulínica não vai durar muito se eu fizer exercícios mais pesados ou regularmente
Ainda há controvérsias. Participando de congressos e simpósios nos Estados Unidos, verifiquei que as opiniões não são unânimes, mas observou-se uma diminuição no tempo de duração da toxina, ao longo de anos de aplicação. Apesar de não existirem evidências baseadas em pesquisas científicas que suportem essa afirmativa. Se a longevidade dos efeitos da injeção da toxina botulínica é importante para você, fale com o seu médico dermatologista para que uma dose segura seja adequada para atingir satisfatoriamente os efeitos cosméticos durante mais tempo. Porém, deve-se tomar cuidado para não provocar o “congelamento” das expressões da face num primeiro momento.

11. A toxina botulínica pode ser venenosa
Não. A toxina botulínica é uma substância devidamente testada e tem suas marcas devidamente aprovadas por órgãos governamentais, com dosagens regulamentadas para fins cosméticos, e também tem diversas utilidades terapêuticas.

No caso de aplicação cosmética, é preciso que o médico seja devidamente qualificado e bem treinado para fazer o procedimento, que exige profundos conhecimentos de anatomia, diluição adequada do produto e dosagem individualizada para cada paciente.

12. Os efeitos do Toxina Botulínica e dos preenchedores são permanentes
A toxina botulínica não tem efeito permanente, assim como os preenchedores à base de ácido hialurônico. No geral, o tempo de duração da toxina é em média de 4 a 5 meses. Já os preenchedores, dependendo das características de cada paciente, duram em média de 9 a 12 meses. Existem os preenchedores permanentes, mas eu particularmente não os uso. Como cada paciente é diferente, o médico criará um plano de tratamento individualizado para manter a aparência rejuvenescida. Isso pode incluir a incorporação de preenchedores de diferentes consistências e será indicada a quantidade adequada de seringas para que o objetivo estético seja alcançado.