Esta matéria sobre as propriedades do óleo de coco foi publicada na revista americana Harpers Bazaar 
e nós traduzimos para você. Aproveite!oleo de coco

A mania do óleo de coco é real. Veja aqui por que você tem que entrar nessa onda

“Primeiro foi o leite de coco, depois a água, e agora o óleo de coco – e eu acho que grande parte desta recente popularidade é por que trata-se de um produto natural, não sintético”, diz a dermatologista Francesca Fusco, da clínica Wexler Dermatology em New York. O óleo de coco, assim como o óleo mineral (outro hidratante de eficácia altamente comprovada), dá a mesma suavidade à pele, mas ainda melhor. “Pesquisas demonstram que a hidratação da pele melhora com o uso do óleo de coco e os lipídios na superfície da pele mantem-se intactos”, diz a doutora Fusco. “E quando se trata de pele grossa, escamosa, de pés fissurados ou cotovelos e joelhos ásperos, o óleo de coco hidrata melhor do que outros produtos”.

E pode ser também a resposta para condições crônicas da pele, como eczema. “O óleo de coco é um excelente hidratante e muito bom anti-inflamatório, assim está aumentando a indicação do seu uso para tratamento de eczema”, diz Ted Lain, médico dermatologista em Austin, Texas. “Nós sabemos que o óleo de coco tem propriedades hidratantes naturais que vem de sua própria consistência oleosa e que os efeitos anti-inflamatórios estão relacionados a antioxidantes como os polifenóis”. O doutor Lain cita um recente estudo duplo-cego comparando os efeitos do óleo mineral e de coco no tratamento tópico de eczema em crianças. “O estudo mostrou que 46 por cento dos pacientes que usaram o óleo de coco tiveram uma excelente resposta, comparativamente aos 19 por cento de pacientes que usaram apenas o óleo mineral”.

“A combinação de propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, bactericidas e hidratantes faz do óleo de coco um produto único’, diz Whitney P.Bowe, dermatologista do Advanced Dermatology PC em Wetchester e New York. “O óleo de coco é primariamente composto por gorduras saturadas e contém ácidos graxos de cadeia média, os quais não só ajudam a reparar a barreira da pele e reter a água, hidratando a pele, como também reduzem a inflamação”. Bowe sugere a aplicação de algumas gotas do óleo de coco na pele ao redor dos olhos, à noite, usando a ponta dos dedos, mas uma quantidade mais generosa nas pernas, cotovelos, joelhos e calcanhares “para ajudar a amaciar a amaciar e umedecer a pele”.

Além de hidratar e diminuir a inflamação, o óleo de coco também demonstrou ser capaz de combater os radicais livres. “A propriedade antioxidante do óleo de coco é devida a compostos fenólicos (especificamente ácidos ferúlico e p-comárico)”, explica Bowe.

Mas os benefícios do óleo de coco não param na pele, diz a doutora Fusco. “O benefício real, com o qual eu tenho uma maior experiência, é com o cabelo e couro cabeludo”. Em um estudo recente, o óleo de coco reduziu a perda de proteínas em cabelos danificados e não danificados quando usado antes da lavagem e como máscara capilar. “O óleo de coco é capaz de penetrar o eixo do cabelo, devido ao seu baixo peso molecular e afinidade para proteínas”, diz Fusco, que recomenda a seus pacientes produtos formulados com óleo de coco, “porque a lavagem fica mais fácil do que com o óleo de coco puro”. Ela garante que os resultados são cabelos mais lisos, com mais brilho e pele mais macia.

Mas nem todo mundo deve aplicar o óleo de coco diretamente das mãos à cabeça, como aquelas pessoas propensas à perda de cabelo e aquelas que tem a pele muito oleosa. A doutora Fusco sugere colocar algumas gotas no creme facial de uso diário para aumentar o fator hidratação, sem tornar o creme muito oleoso. E o doutor Lain concorda: “Eu me sinto confortável ao recomendar este procedimento como tratamento facial e corporal aos meus pacientes. Minha única observação é para pessoas que tem acne, pois o óleo de coco pode ser comedogênico. No entanto, os benefícios anti-inflamatórios e anti-envelhecimento dos polifenóis também fazem parte de um programa de rejuvenescimento com óleo de coco”.

Outro inegável pró? O cheiro. “O óleo de coco tem um aroma atraente também, lembra férias no verão e piña colada”, diz a doutora Fusco.

 By Nicole Catanese

http://www.harpersbazaar.com/beauty/skin-care/coconut-health-and-beauty-benefits