A maioria conhece como “papada” ou “papo”. O que talvez poucos saibam é que o excesso de gordura na região do queixo e do pescoço pode ser eliminado por meio de procedimentos dermatológicos, sem cirurgia, no próprio consultório.
São duas as possibilidades: a criolipólise e a injeção subcutânea de substâncias como corticoide ou desoxicolato de sódio. Realizados em sessões (o número exato é determinado pelo médico dermatologista), os dois tratamentos apresentam ótimos resultados e têm ainda o benefício de serem definitivos. No entanto, cada um tem suas especificidades, seus prós e seus contras.
A criolipólise, procedimento que “queima” a gordura por congelamento, já tem eficácia comprovada em outras áreas do corpo. E agora passa a ser indicada também para a “papada” graças à chegada no Brasil de um bocal específico para a região. O processo de recuperação é menor e tem efeitos colaterais menos intensos. Por outro lado, trata-se de um tratamento com preços mais altos, por conta de custos operacionais (com a máquina e os demais instrumentos usados no tratamento).
Já as substâncias injetáveis, que também diluem a gordura localizada, apresentam um melhor custo-benefício. Porém, nesse caso, os primeiros dias do tratamento tendem a exigir um pouco mais do paciente, já que o processo de recuperação geralmente vem acompanhado de inchaço, vermelhidão e um certo desconforto e sensibilidade local – próprios da inflamação natural causada pela diluição da gordura.
A escolha de qual procedimento é mais indicado para cada caso deve ser orientada pelo médico. É ele que vai explicar como cada intervenção age no corpo e o que pode acontecer durante a recuperação. Tanto a criolipólise quanto a injeção de substâncias vão exigir do organismo um tempo para a eliminação da gordura queimada/diluída. Portanto, trata-se sempre de uma recuperação celular, naturalmente mais lenta.
Além disso, a região do queixo e do pescoço exigem cuidados especiais por abrigar estruturas nobres como artérias, veias, nervos e músculos. O que requer maior habilidade técnica para evitar que todo esse desenho seja afetado durante o processo.