11-cicatrzes-de-acne-pele-masculinaCicatrizes de Acne

Acne é uma doença que afeta principalmente os adolescentes e quando toma uma forma muito grave é comum que ocorram cicatrizes, como manchas e alterações da superfície da pele, especialmente marcas deprimidas.

Existem diversos tratamentos para corrigir as cicatrizes deixadas pela acne, mas é preciso que o médico dermatologista analise o caso, indique e faça o tratamento, que normalmente inclui a combinação de procedimentos:

Peelings químicos

Superficiais, médios ou profundos, os peelings dão bom resultado, principalmente para o tratamento das manchas escuras causadas pela acne. Além de clareá-las, melhoram a textura da pele, deixando-a mais uniforme. Este tratamento exige cerca de três sessões ou mais para apresentar resultados, dependendo da quantidade, profundidade e tipo de cicatrizes. É preciso avaliar o caso para fazer a individualização do tratamento.

Preenchimento cutâneo

Substâncias com o ácido hialurônico ou bioestimuladores são injetadas sob as cicatrizes deprimidas, levantando-as. O resultado é muito bom e pode ser temporário – cerca de um a dois anos, dependendo do produto. É um procedimento quase indolor; nas pessoas mais sensíveis usamos um creme anestésico.

Lasers Ablativos e Não Ablativos

Dependendo das características das cicatrizes, da quantidade, profundidade e textura da pele, a indicação dos diferentes tipos de lasers é bem direcionada e os resultados são altamente satisfatórios. Há a necessidade de anestesia tópica, pois usamos a energia adequada para remodelamento do colágeno local, melhorando a textura da pele, fazendo retornar sua saúde e brilho. Em média, são feitas três sessões, uma vez ao mês. Um peeling superficial pode ser acrescentado no final de cada sessão, aumentando o tempo de “turn over” (reciclagem) das células da pele.

Microagulhamento cutâneo

Método também bastante eficiente para remodelamento e alisamento da pele, com custo-benefício ótimo! A técnica consiste em fazer micropuncturas na pele com um dispositivo que contém microagulhas na sua extremidade. A aplicação de substâncias que auxiliam na formação e reorganização do colágeno após o microagulhamento (drug delivery) proporciona um resultado extremamente satisfatório ao paciente, melhorando sua auto-estima e retornando o brilho e viço à pele. Anestesia tópica é aplicada 30 minutos antes do procedimento. Os resultados são excelentes.

 

 

Relacionados