Quem tem a pele  seca sabe que os cuidados devem ser redobrados no inverno pois essa é uma pele com deficiência em produzir gordura de boa qualidade, os famosos ácidos graxos ou ômegas que, em conjunto com a água, formam uma membrana hidrolipídica, que reveste nosso tecido e proporciona uma aparência luminosa. Mais áspera e mais sensível, essa pele também tende a apresentar rugas mais precoces e ficar avermelhada com maior facilidade. Ela forma uma aspereza por falta de hidratação e existe uma maior perda de água, uma vez que a membrana lipídica não consegue mais segurar essa água nas camadas mais profundas. E é aí que mora o problema, já que esses fatores tornam essa pele mais suscetível aos agressores ambientais.

Durante a época do inverno os produtos indicados pelo dermatologista devem mudar, e as formulações devem ter uma textura mais voluptuosa, mais rica, que realmente deixe sobre a pele uma parede de defesa capaz de repor e segurar água. Para proteger a pele não só contra  clima seco do inverno mas contra os agressores ambientais como poluição e raios UV, uma rotina de beleza regrada é essencial.

  1. Higienização: sabonete líquido para pele seca – não deve ter qualquer agente agressor por isso o indicado são loções e emulsões de limpeza, sabonetes cremosos ou os líquidos à base de extratos calmantes como calêndula, camomila, aloe vera; (use água de morna para fria);
    2. Tonificação —após o sabonete limpar com tônicos calmantes hidratantes à base de fatores de aminoácidos e extratos calmantes – não devem ter álcool em hipótese nenhuma;
    3. Hidratação — logo após a tonificação usar hidratantes com veículos mais ricos em lipídios e com substâncias que tenham a capacidade de segurar a água na pele. Logo depois de lavar o rosto — nos primeiros 3 a 5 minutos — os corneócitos (que são as células mais periféricas) estão mais maleáveis e facilitam a capacidade de absorção do hidratante. Os hidratantes devem ser ricos em ácido hialurônico, aminoácidos essenciais, proteínas, peptídeos, ácidos graxos essenciais (ômega-3), vitaminas E e C e elementos como zinco, cobre, ferro e selênio.Depois da hidratação, deve-se passar cremes específicos para a região dos olhos e tratamentos anti-rugas. Dependendo da orientação do dermatologista, essa pele pode utilizar ácidos em concentrações baixa e em dias alternados, acrescido de muita hidratação e nutrição.