Alopecia é a redução parcial ou total de pelos ou cabelos numa área de pele. Existem tipos diferentes de alopecia, umas são cicatriciais, outras não. As causas são muitas: por deficiências hormonais e genéticas, por imunodeficiências, alimentação inadequada e falta de vitaminas e outros oligoelementos, secundárias a outras doenças (por exemplo, anemia e alteração da tireóide), entre outras. E algumas são mais peculiares em certas etnias e costumes.

Alopecia de Tração – Ocorre geralmente em mulheres negras. É uma forma diferente de queda de cabelos, que está relacionada ao hábito de prender o cabelo com muita força (tensão prolongada). Se existe uma falta de fibras elásticas para ancorar os folículos pilosos na derme, o problema pode ocorrer, especialmente na parte de trás e laterais da cabeça. É preciso tratar a tempo, pois a falta de cabelo nessas áreas pode se tornar irreversível.

Tratamento:

Primeiramente afrouxar a tração intensa; e se possível, parar de tracionar a região. Avaliar os danos sofridos pelos fios de cabelos ou se muitos deles foram arrancados. Hidratar os cabelos quebradiços fortificando a queratina e aplicar loção com princípios ativos que favoreçam o crescimento de novos fios. Avaliar periodicamente a resposta ao tratamento. Se o quadro for muito grave ou intenso, há necessidade de medicação oral e sessões de mesoterapia capilar podem auxiliar numa resposta terapêutica mais rápida.

 

Ebook-home-care

tratamentosdifereciadosclinicadermatologialucianamaluf

 

Relacionados