As cores da vida devem-se a moléculas biologicamente complexas que, nos mamíferos, tem o nome de Melanina. Nos humanos, esse pigmento é encontrado na pele, nos cabelos, nos olhos e nas membranas mucosas. Embora o número de melanócitos seja praticamente o mesmo em todos os seres humanos, é a quantidade de melanina contida nessas células que faz as diferenças étnicas – o colorido da humanidade. A herança genética determina a produção e a qualidade de melanina e, portanto, a cor e a tonalidade das diferentes etnias, cujas características podem ser resumidas em:
Tom de pele avermelhado: tem relação com a coloração/ pigmentação do sangue arterial
Tom de pele amarelado: depósitos de pigmentos carotenoides e melânicos
Tom de pele azulado: tem relação com a hemoglobina das veias
Tom de pele castanho ou castanho avermelhado: maior presença do pigmento melanina.
PELE NEGRA:
Algumas características básicas da Pele Negra:
- As fibras elásticas e de colágeno são mais resistentes, daí a pele ter uma consistência mais firme e enrijecida
- As glândulas sudoríparas são mais ativas e o conduto mais longo e largo, o que facilita a transpiração.
- O conteúdo de lipídios na epiderme é maior do que na pele branca, o que dá maior coesão celular e menos permeabilidade da pele.
- O pH da pele negra é levemente mais ácido, combatendo melhor os microrganismos externos
- Alta resistência elétrica, sugere que a epiderme seja menos hidratada que a da pele branca
- Eritema mostra-se com coloração cinza, castanho escuro ou negra. Na pele branca, o eritema é avermelhado ou marrom-avermelhado.
- Produção de vitamina D: Baixa, em comparação com as outras raças.
PELE ORIENTAL:
- Em comparação com a pele branca, ela também possui mais fibras elásticas e de colágeno sendo também são mais resistentes ao envelhecimento.
- Sua genética também é peculiar, mantendo o tom de pele intermediário entre o claro e o escuro, devido a quantidade intermediária em número, tamanho e densidade dos melanossomos (“saquinhos” que armazenam o pigmento melanina)
- Sua pigmentação é considerada mediana: não tão clara como nos indivíduos brancos, nem tão intensa como nos negros, por isso, às vezes, torna-se mais complexa sua avaliação em termos de resposta de tratamento e exacerbação de efeitos colaterais. A cautela nos procedimentos garante um resultado satisfatório, porém em mais longo prazo se comparado ao branco, e em menor tempo, se comparado ao negro.
- Eritema mostra-se com coloração marrom claro a marrom avermelhado.
- Produção de vitamina D: intermediária, em comparação às outras raças.