A própria inserção dos fios de PDO no tecido celular subcutâneo superficial causa um trauma localizado durante o percurso da agulha que contém o fio, promovendo separação mecânica dos tecidos locais e lesão aos pequenos vasos sanguíneos.
Esse trauma localizado desencadeia um processo inflamatório leve e imediato, seguido por uma produção de tecido reparador fibroelástico. A resposta inflamatória imediata local é proporcional à espessura, à quantidade e ao comprimento de fios inseridos e esse constitui o primeiro passo importante na formação da neocolagênese.
O fio de PDO será biodegradado por hidrólise, o tempo de biodegradação dependerá do tipo de fio inserido, que varia de 3 a 8 meses. No seu lugar, forma-se um tecido cicatricial composto por fibrina, elastina e colágeno. A duração do efeito benéfico, após a inserção do fio, é estimada entre 8 e 12 meses.
O valor do investimento do curso Thread’s Treasure:
A Dra. Luciana Maluf é médica há 19 anos, formada pela PUC de Campinas, com especialização em Dermatologia pela Faculdade de Medicina do ABC e em Clínica Geral pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Especializada em Peles Étnicas nos Estados Unidos, divide seu tempo entre seus pacientes na clínica no Itaim Bibi, no Ambulatório de Laserterapia da Faculdade de Medicina do ABC, nos Congressos Nacionais e Internacionais e em Palestras que ministra sobre Fios de PDO, como Speaker da marca I-Thread