Truques e tendências? Amamos! Já falamos aqui sobre o que promete em termos de beleza para este ano – confira aqui. No que toca à maquiagem, adiantamos a permanência dos tons nude, a explosão de cores para as sombras e da volta do gloss.

Agora é hora de liberar alguns truques de make que dá para fazer com o que você já tem. Mais do que novos produtos, os tapetes vermelhos e passarelas trouxeram novidades na forma de usar as cores, texturas e traços. E um “spoiler”: o aspecto natural é o novo foco de atração!

Fizemos uma “coletânea” de inspirações para você fazer diferente nos olhos, boca e rosto. Veja as dicas:

Olhos

Explore mais sua cartela de sombras! É possível chegar a combinações superestilosas se a ideia for ousar um pouquinho. Olhos marcados com cores fortes – como o azul, o roxo, o lilás e o verde – devem conquistar o inverno 2018. E mais: os tons metálicos estão em alta. O truque é escolher uma região do rosto para inovar nas texturas – então, por exemplo, se o olho for escolhido para brilhar, deixe a boca mate.

Fã do delineador? A gente também! Por isso é que adoramos novas formas de usar esse produto. E para os próximos meses, além do clássico estilo “gatinho”, a ideia é apostar também no delineador gráfico, contornando a área acima da sobrancelha, na têmpora e embaixo do olho.

E vale lembrar que a sobrancelhas naturais seguem como as grandes aliadas do “olho tudo”. Veja aqui o conteúdo que fizemos só sobre a dupla sobrancelhas e cílios.

Boca

Já ouviu falar dos blurred lips? Em tradução literal do inglês, o termo quer dizer “lábios borrados”. E a ideia é mesmo (quase) essa. A nova onda é esquecer o contorno labial e o acabamento mate, assim é possível alcançar o efeito “manchadinho”. Concentre o pigmento no centro da boca, com uma cor leve, em direção aos limites dos lábios – e dê suaves batidinhas com o dedo para espalhá-la. A ideia é parecer que a cor está quase sumindo dos lábios, sem a aparência de que acabou de ser aplicada.

O brilho “molhado” vem do gloss – que, aliás, voltou com tudo, como já dissemos. Um dos grandes diferenciais dessa “nova maquiagem” são as texturas – e o gloss permite brincar mais com elas. Mas valem também glitter e batons em versão cremosa.

Rosto

Assim como está acontecendo com os cabelos e as sobrancelhas, o turning point da maquiagem agora é partir para a naturalidade. Veja aqui nosso conteúdo sobre como deixar a base quase imperceptível no look final.

Por isso, o brilho natural de uma pele bem preparada deve ser o grande foco de atenção – sem contornos ou “correções” aparentes. O iluminado segue por conta dos pós iluminadores, mas o blush não precisa ser esquecido – ele ainda é opção para conseguir um leve “rubor”.

Seja quais forem os seus produtos preferidos, tenha em mente que a maior aposta dos maquiadores no momento é partir de uma pele bem tratada – a mais imbatível das “maquiagens”.

O make segue amigo nas horas de realçar traços e esconder pequenas imperfeições, mas não se fala mais em mascarar a beleza natural. Busque uma pele bem hidratada e fresca – veja mais sobre como “recuperar” a pele depois do verão. E, aqui sim, vai uma novidade: as chamadas lágrimas de unicórnio, um sérum com partículas iluminadoras (incolor, combina com diferentes tons de pele) e que dá um up com apenas algumas gotinhas.

Além disso, vá de tons nude e com alguns pontos coloridos (nos olhos e na boca) se a ideia for caprichar para uma ocasião especial.