Aprenda técnicas de contorno e iluminação para cada formato de rosto

A maquiagem ideal é aquela que revela o que há de mais bonito no rosto de cada mulher. Confira as dicas de contorno e iluminação do maquiador Marcos Costa

Via Revista Manequim

A dermatologia está aí para auxiliar nos tratamentos de pele e no bem estar e auto-estima dos pacientes, mas há momentos em que a ocasião pede algo a mais. A técnica de contorno ganhou o mundo – e as redes sociais – mas muitas ainda não sabem como aplicá-la no dia a dia. Pra isso nada como dicas profissionais para cada formato de rosto. Para alcançar a make perfeita, o renomado maquiador Marcos Costa ensina como aplicar técnicas de iluminação e contorno do rosto.

A iluminação chama a atenção para aquilo que a mulher quer que apareça mais. Por outro lado, pós compactos opacos e de tons mais escuros servem para esconder aquilo que não agrada tanto. Para aplicar os produtos adequadamente, é importante identificar qual é o seu tipo de rosto – oval, redondo ou quadrado. Mas, lembre-se: independentemente de qual seja o formato, comece espalhando uma camada de base. “Só tome cuidado para não errar na cor da base. Para ficar natural, o indicado é usar até um tom acima da pele”, aponta Marcos Costa.

contorno-para-os-formatos-de-rosto-oval-redondo-longo-diamante-triangulo-iluminador-po-bronzer-contouring1

ROSTO OVAL – Destaque o centro da face, como o nariz, abaixo das pálpebras e o meio da testa e do queixo. Você pode optar por usar um pó bronzeador no lugar do blush, puxando das maçãs em direção às orelhas, e ainda, espalhar da ponta do queixo às orelhas. Aplique um iluminador no final.

ROSTO REDONDO – O iluminador entra perfeitamente no espaço entre o queixo e a boca, ajudando a separá-los e a realçar os lábios. Também cabe aplicar na ponta do nariz, na testa e abaixo das sobrancelhas. O maquiador recomenda espalhar o pó bronzeador das maçãs às orelhas, nas linhas do cabelo e do queixo.

ROSTO QUADRADO – Aqui o iluminador deve ser aplicado na ponta do nariz, no queixo e um pouco acima do lábio superior, no centro. Não se deve mexer nas laterais, para não ampliar ainda mais o rosto. O pó bronzeador deve ser espalhado em movimentos circulares nas maçãs, e mais sutilmente na testa e entre as orelhas e o queixo.

Para completar o look, Marcos Costa indica escolher cores de batons que contrastem com o efeito bronzeado do rosto, como os tons mais quentes – rosa, laranja, bronze, dourado e vermelho. No caso dos olhos, a dica é optar por sombras iluminadoras.