A transpiração é um processo natural e importante para o bom funcionamento do organismo. É por meio dela que o corpo consegue regular a temperatura interna e eliminar toxinas.

Além desses fatores fisiológicos, no entanto, o suor também pode ter causas emocionais – sobretudo, quando ocorre em excesso ou em ocasiões em que não dá para “culpar” o calor… O estresse, por exemplo, é um desses desencadeadores. Em situações estressantes, o cérebro entende que estamos em perigo. Consequentemente, o corpo libera suor como uma reação involuntária ao medo.

Em outras palavras: sabe aqueles momentos em que ficamos tensos – seja antes de uma entrevista de emprego, num primeiro encontro, em reuniões difíceis ou qualquer outro cenário que possa parecer “ameaçador”? Para algumas pessoas, todo esse turbilhão de emoções pode se manifestar na forma daquelas indesejáveis manchas molhadas nas axilas – ou suor em outras partes do corpo, cada caso é um caso.

O curioso é que o suor, em si, não tem cheiro. As responsáveis pelo odor característico (e nada agradável) são as bactérias que habitam o nosso corpo. Elas não apenas são inofensivas como também ajudam na defesa natural da pele. O problema, no caso da transpiração, é que esses microrganismos se alimentam do suor e o metabolizam, produzindo “subprodutos” de cheiro forte.

Mas por mais que seja algo natural, a transpiração pode ser um grande incômodo – seja pelo constrangimento aparente das axilas molhadas seja pelo odor. E o verão, com suas temperaturas lá em cima, agrava ainda mais esse cenário – mesmo para aqueles que não apresentam normalmente suor excessivo (hiperidrose).

A boa notícia é que existem formas de amenizar o problema: de cuidados diários a tratamentos dermatológicos, passando por receitas caseiras que prometem um reforço na força-tarefa contra o suor.

Como a higiene pessoal pode ajudar

Uma das formas de prevenção – principalmente para afastar o mau cheiro – é diminuir a quantidade de bactérias que se desenvolvem nas regiões de maior transpiração, como axilas, os pés e as mãos. Para isso, algumas medidas simples podem fazer toda a diferença:

No banho – Procure lavar essas regiões com sabonetes antissépticos e seque bem a pele. Outra saída é depilar as axilas ou manter os pelos dessa área mais curtos. Confira aqui nossa matéria sobre cuidados sob o chuveiro.

No armário – Evite tecidos sintéticos, como o poliéster ou o náilon. Eles impedem a saída do suor – o que pode parecer uma boa ideia, mas não é: o ambiente quente e úmido que se forma sob essas tramas são um prato cheio para as bactérias que causam o mau cheiro. Nessas horas, é o algodão que mais pode nos ajudar.

Na lavanderia – Lave a parte da roupa que fica em contato com a axila com sabão de coco antes de colocá-la na máquina, isso ajuda a eliminar as bactérias que ficaram no tecido.

Comer, beber… e não transpirar

Outras dicas para amenizar os efeitos da transpiração envolvem alimentação e o consumo de líquidos ao longo dia. Confira:

Você é o que você come – Conhece essa máxima, não é? Ela vale também na hora de falar sobre suor. Alguns alimentos dificultam o controle da transpiração; por isso, para quem sofre com as “pizzas” embaixo do braço, vale pegar leve no consumo de pratos picantes, alho, cebola, fast food, processados ou aquelas sobremesas que levam muito açúcar. E essa dica é dupla: no lugar, vá de frutas, verduras, grãos integrais e carnes magras. Lembrando sempre que mudanças no cardápio devem ser orientadas por especialistas.

Menos café, mais água – A cafeína estimula o sistema nervoso, além de potencializar a produção de adrenalina. Isso aumenta a temperatura corporal – e seu corpo vai responder transpirando mais. O mesmo vale para os refrigerantes. Recusar a segunda xícara de café com esse calor pode até ser mais fácil, não é? E para se refrescar com uma bebida? Muita água! Quando estamos bem hidratados, crescem as chances de nossa temperatura interna ficar sob controle, diminuindo o suor em excesso. Sucos naturais geladinhos também são uma ótima pedida.

Xô, pele grudenta! – Além de aumentar a transpiração, o calor mais intenso do verão também impulsiona a atividade das glândulas que produzem oleosidade – daí aquela sensação desagradável de pele “grudenta”. Por isso, quem normalmente sofre com o excesso de oleosidade precisa de cuidados especiais. Na hora de escolher o hidratante, cheque o rótulo dos matificantes, que tiram o brilho, ou das opções que tenham ativos que ajudem na renovação da pele, como ácido glicólico, por exemplo – converse com seu dermatologista sobre essas alternativas. Pense também no seu tipo de pele na hora de escolher o protetor solar. Já existem filtros secos, que combinam ação antiumidade e antioleosidade. Além disso, graças a presença de ativos como o óxido de silício, essas versões ajudam a absorver a oleosidade.

Abra os poros – Sabia que, em alguns casos, o suor excessivo pode ser causado pelos poros fechados? É quando a esfoliação entra como aliada também para diminuir a transpiração, e as versões naturais surgem como boa dica para experimentar em casa. Entre os bons ingredientes para esse fim estão a aveia, o sal, o café moído – que podem ser acrescentados a um sabonete líquido neutro. Com movimentos leves e circulares, esfregue o preparado diretamente nas regiões que mais incomodam e enxague bem. Faça essa esfoliação duas vezes por semana e, além de macia e limpa, a pele fica melhor preparada para receber outros produtos.

No consultório

Quadros de suor excessivo podem indicar algum distúrbio, como a hiperidrose. Nesses casos, a melhor saída é procurar seu médico dermatologista. Tratamentos com neurotoxinas, como a toxina botulínica, são boas indicações para amenizar (muito!) o problema. Mas há também produtos cujos princípios ativos combatem o suor e ajudam a manter esse controle, como o cloridrato de alumínio. Saiba mais sobre a hiperidrose e seus tratamentos no site da Clínica Luciana Maluf.

Em casa

A sabedoria popular é cheia de “truques” e receitas. E isso inclui fórmulas caseiras que prometem ajudar na luta contra o suor e seus odores indesejáveis. Ressaltando que a eficácia dessas alternativas é sempre difícil de ser comprovada em todos os casos, separamos duas dessas receitas que podem ajudar a controlar a transpiração.

Desodorante caseiro

Ingredientes

½ xícara de bicarbonato (75 g)

½ xícara de amido de milho (75 g)

4 colheres de sopa de óleo de coco (60 g)

10 gotas do seu óleo essencial preferido

Modo de preparo:

Junte em recipiente o bicarbonato e o amido de milho. Acrescente o óleo de coco e misture até obter uma pasta homogênea. Coloque a mistura em um recipiente adequado e leve à geladeira por algumas horas (até que ela fique sólida). Aplique nas axilas.

Vinagre e água de lavanda

Ingredientes

½ xícara de vinagre (125 ml)

1 xícara de água de lavanda ou alecrim (250 ml)

Modo de preparo:

Misture os ingredientes em um recipiente com tampa. Agite o frasco diariamente, durante uma semana. Após esse período, o preparado está pronto para ser usado.