Peles Brasileiras

Após 514 anos de miscigenação, os brasileiros têm vários tipos de tons de pele. Segundo o Censo de 2007, a escala de cores da pele dos brasileiro tem 144 tonalidades diferentes. Há 200 anos, a cor negra era a característica de 54% da população. Hoje, a proporção é de apenas 6%, enquanto que a metade dos brasileiros tem o que se pode chamar de uma cor mista.

A classificação tradicional, e mais utilizada, de Fitzpatrick, classifica a pele em seis fototipos:

FT I: Branca, olhos claros, cabelos ruivos ou loiros – Sempre se queimam e nunca se bronzeiam

FT II: Branca, cabelos loiros ou castanho claro – Sempre se queimam e, às vezes, se bronzeiam

FT III: Branca – Queimam-se moderadamente, bronzeiam-se gradual e uniformemente

FT IV: Morena clara, cabelos escuros – Queima-se muito pouco e bronzeiam-se bastante

FT V: Morena escura – Raramente se queimam, bronzeiam-se muito.

FT VI: Negra – nunca se queimam, profundamente pigmentados.

peleseticnicas

OS TONS DA PELE BRASILEIRA

Existem estudos que classificam a variação da tonalidade de pele dos brasileiros minuciosamente, em dezenas de tipos. Esta classificação que empresas de cosméticos usam para orientar as consumidoras na escolha da base e do pó compacto faz um resumo interessante:

Pele muito clara

Característica dos descendentes de alemães, holandeses e italianos do sul do Brasil. Cabelos loiros, pele muito clara, bronzeamente é difícil e a pele é bastante sensível.

Pele clara bege

Um tom de pele também comum no sul do país. Sardas podem alterar a pigmentação, que é predominantemente bege claro. São peles claras que precisam evitar grandes exposições ao sol.

Pele clara rosada

Da miscigenação entre italianos, portugueses, espanhóis e franceses em território brasileiro temos uma pele clara, com pigmentação um pouco mais rosada.

Pele morena rosada ou oriental rosada

A mistura de raças cria outros tons. A pele oriental, além da pigmentação predominantemente amarela, apresenta tonalidades que passam pelo bronzeado e rosado. Nas morenas tem o mesmo tom de pele, com pigmentação um pouco mais rósea.

Pele morena amarelada ou oriental amarelada

Morena dourada, tipo de pele muito popular no Brasil. A pigmentação predominante da pele é mais amarelada.

Pele morena escura/bronzeada ou oriental bronzeada ou mestiça

Outro tipo de pele bem brasileiro, essa pele morena é mais encontrada no Centro-Oeste e facilmente fica bronzeada. As peles orientais bronzeadas e as mestiças em geral, também se enquadram nesse grupo. A pigmentação é predominantemente amarelada.

Pele mulata amarelada

A pela mulata traduz muito bem a nossa miscigenação. Mistura de branco com o negro, ou com o índio, em geral a pigmentação é mais amarelada.

Pele mulata escura

Tem bronzeamento fácil, portanto sua pigmentação é mais acentuada, a pele fica mais escura e acinzentada com o tempo. Um tipo de pele original do Brasil e que se encontra em todo o país, especialmente no Norte e no Nordeste.

Pele negra amarelada

Um tom de pele negro com pigmentação mais amarelada descendente de negros e índios.

Pele negra escura

O tom da pele é mais acinzentado e escuro, proveniente de descendência de negros puros.

 

Relacionados