rejuvenescimentoclinicadermatologialucianamalufTodos nós temos o envelhecimento natural (intrínseco) da pele, que independe dos fatores externos. A pele afina como um todo, perde colágeno e elastina. Fica flácida e perde sua sustentação interna, perde água e fica mais ressecada, sem brilho e frágil. Os compartimentos de gordura desaparecem aos poucos, deixando a pele sem sustentação e firmeza. Os vasos ficam mais evidentes e frágeis, nossos ossos sofrem modificações e o sistema imune também fica mais vulnerável. Enfim, uma série de transformações e adaptações ocorrem na nossa pele e no organismo, ao longo dos anos.

O envelhecimento extrínseco é aquele que modifica nossa pele conforme nossos hábitos de vida, como por exemplo, tomar sol em excesso, fumar, fazer exercícios físicos exaustivamente, alimentar-se mal etc.

Caracteristicamente, a pele negra possui maior proteção contra os raios UV devido à sua maior quantidade de melanina e melhor disposição e distribuição na pele. Portanto, o fotoenvelhecimento do negro é bem menor que o do branco.

O negro também possui uma pele de consistência mais firme e endurecida que o branco. Estudos mostram que a derme do negro é mais grossa e compacta, seu colágeno tem distribuição mais “apertada” e com moléculas proteoglicanas em seu permeio, suas fibras são mais numerosas e proeminentes e há fibroblastos (produtores de fibras colágenas) em maior número e mais desenvolvidos – além de uma melhor vascularização periférica superficial. Os brancos possuem essas características em menor proporção, e os asiáticos ficam numa posição intermediária.

Tratamentos de Rejuvenescimento para Peles Étnicas –

Lasers ablativos e não ablativos, microagulhamento, radiofrequência, toxina botulínica, preenchedores e estimuladores de colágeno, ultrassom microfocado e peelings.

Todos estes recursos podem ser usados para o rejuvenescimento de qualquer etnia, isoladamente ou em combinação. Os parâmetros dos aparelhos, a sequência dos procedimentos e os intervalos de tempo entre cada tratamento são os critérios que ditam o resultado final e o sucesso da conduta terapêutica – que sempre será individualizada, respeitando as peculiaridades do paciente.

A luz intensa pulsada não deve ser usada em negros, mas podem ter grande indicação nos brancos e asiáticos/amarelos.

A avaliação dermatológica é fundamental para o traçado do esquema terapêutico adequado para cada paciente.

 

Relacionados