Foliculite e Pseudofoliculite: Quando os folículos pilosos sofrem uma invasão de bactérias (do tipo estafilococos) e inflamam, ocorre a foliculite. Pequenas pústulas (bolinhas de pus) com um pouco de vermelhidão ao redor. O pelo fica no centro, coberto pela infecção. Coceira e sensação de dor às vezes acompanham o quadro. Entre as causas, o excesso de oleosidade, umidade ou suor, a raspagem dos pelos ou a depilação com cera, entre outros agentes. Pode acontecer em qualquer região onde haja pelos – mais frequentemente na região da barba dos homens e da virilha nas mulheres. As nádegas também é uma área bastante afetada nas mulheres, uma vez que muitas usam vestimenta apertada que abafa e atrita a região.

Já o pelo encravado, ou pseudofoliculite, é uma doença que ocorre mais comumente nas pessoas de pele negra. O pelo raspado cresce em curva, naturalmente, e às vezes eles se encurvam em direção à pele e a penetram novamente, o que provoca uma reação inflamatória. Raspagem e depilação são as principais causas do ‘pelo encravado’.

Tratamento – No geral, o tratamento tópico com cremes secativos com ou sem antibiótico e sabonetes antissépticos é suficiente para resolver o quadro clínico. Se a localização for na barba, a raspagem somente na direção do pelo ameniza a irritação. Usar água quente e um bom pós barba melhoram a inflamação. Quando o quadro clínico é na região das nádegas, o uso de vestimenta leve e de algodão permite à pele mais conforto e menor agressão.

1-foliculite

 

Relacionados