Você sabia que depois do sol, a poluição é a segunda maior inimiga da nossa pele? Quase ninguém para pra pensar que a poluição do ar também causa estragos na pele, e nem estamos falando do buraco da camada de ozônio…
Quem vive na cidade grande tem sempre essa preocupação: a poluição causa danos diretos à nossa saúde, principalmente no sistema respiratório, alergias etc. Mas ela é a segunda na linha de causas de danos à nossa pele, e não apenas por ser a responsável pelo aumento do buraco na camada de ozônio: o dano é mais direto do que você pensa.
Gases emitidos pelos escapamentos de carros, chaminés das fábricas, fumaça de cigarro, poeira… todas estas substâncias são tóxicas e da mesma maneira como absorve água e cremes, a pele também absorve as toxinas do ar, o que pode acarretar em uma irritação na camada córnea (feita de células sem núcleo e com queratina). Consequentemente, a barreira de proteção cutânea é alterada e o metabolismo celular pode ser prejudicado. Como resultado, há a liberação de radicais livres (chamada de estresse oxidativo) e o colágeno e as fibras elásticas da pele são prejudicados. A cútis pode perder o viço e ficar envelhecida por conta de tudo isso.
Outro dano direto causado pela poluição é a obstrução dos poros pelas micropartículas, o que faz aumentar a oleosidade e a incidência de cravos e espinhas – piorando o quadro de quem já tem tendência à acne. Dependendo da composição destas partículas, elas podem até causar dermatites, como eczema.
Mas calma! Todos sabemos que hoje em dia não é fácil viver longe de qualquer tipo de poluição, por isso, o ideal é utilizar as armas que temos para neutralizar seus efeitos? A mais poderosa delas? A alimentação! Uma alimentação rica em antioxidantes e vitaminas A, C e E, ingestão constante de líquidos são o primeiro passo para mandar embora os efeitos danosos da poluição. Loções com Vitamina E também são ótimas aliadas. Além, é claro, do ritual de cuidados com a pele como uso diário de sabonetes especiais e adstringentes, filtro solar e hidratante e uma boa limpeza de pele feita frequentemente, a cada um a três meses, dependendo do tipo de pele. E lembre-se: nunca abuse das esfoliações! Elas auxiliam, mas em excesso podem prejudicar a barreira natural da pele.