Conheça os benefícios dos ácidos mais comuns, alguns usados no consultório da Dra. Luciana Maluf!
Entenda a diferença entre os ácidos mais utilizados, em tratamentos tópicos como o peeling, fórmulas industrializadas e até preenchimentos, e saiba que benefícios cada um deles promove na pele:
Glicólico – Está contido nas fórmulas de diversos produtos de tratamento, tem a função de renovação celular, estímulo da produção de colágeno, atua no fechamento dos poros e revitaliza a pele.
Salicílico – É um dos mais antigos nas formulações da indústria cosmética. Tem função queratolítica, que leva a uma descamação da camada superficial da pele promovendo a renovação celular. Também atua no controle da atividade da glândula sebácea, sendo muito útil para tratar pele oleosa ou com acne, explica o dermatologista Marcelo Bellini. Também tem indicação para manchas superficiais e poros dilatados.
Hialurônico – Na verdade, o ácido hialurônico é um componente natural da pele. Aplicado topicamente proporciona hidratação, impedindo a perda de água pela cútis. Essa ação faz da substância um potente hidratante. Também é utilizado como ativo preenchedor, quando injetado, o que melhora o aspecto das rugas e da flacidez facial”, acrescenta Samanta Nunes.
Retinóico – Promove os mesmos efeitos do ácido glicólico, porém é mais potente. É o ativo antienvelhecimento mais eficaz que existe. Age profundamente na pele, aumentando a produção de colágeno. Assim, melhora a aparência geral da pele, diminui as rugas, as manchas e melhora a textura de um modo geral. Geralmente é associado a clareadores e muito usado nos peelings químicos. Em tempo: por ser considerado um medicamento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), seu uso é controlado, portanto liberado para as fórmulas manipuladas, que têm prescrição médica, e para os tratamentos realizados em consultório. Produtos industrializados que contêm ácido retinoico também precisam de receita e acompanhamento médico.
Kójico – É um dos mais recentes usados pela indústria cosmética e sua função é clareadora, pois atua como um inibidor das etapas de formação da melanina.
Ferúlico – Também é recente a utilização de seus benefícios em cosméticos. É um agente antioxidante, previne o envelhecimento e ameniza a ação dos raios ultravioletas na pele. É um dos ácidos mais suaves, indicado para peles jovens. Melhora o viço e a textura da pele.
Azelaico – é usado para o tratamento de peeling facial que garante uma renovação profunda das células através da escamação. Ele garante ótimos resultados, principalmente para aliviar cicatrizes de acne da pele. Em até oito sessões semanais com duração de uma hora cada é possível ter como resultado uma pele bonita e muito bem tratada.
Mandélico – Retirado das amêndoas amargas, o ácido mandélico é mais indicado para as peles oleosas, acneicas e morenas. Utilizado no tratamento de peeling, ele garante rejuvenescimento, afinando linhas finas e marcas de expressão, trata a acne, clareia as manchas e melhora a textura da pele, tudo isso causando leve ardência e apenas um pouco de descamação.
A vantagem é que diferente dos demais tratamentos, o ácido pode ser usado nos dias de verão. Desde que tenha cuidados como a proteção e moderação, após três dias do procedimento já é possível se expor ao sol.