Qualquer procedimento estético exige cuidados. Alguns, um pouco mais delicados, requerem total atenção, e muitas vezes um preparo e cuidado adequados, essenciais para atingir o resultado adequado. No perfil do nosso Blog no Instagram (sigam @mundodermato), já falamos um pouco sobre estes cuidados, detalhados aqui pela Dra. Luciana Maluf.
MICROAGULHAMENTO E LASER DE CO2
PRÉ: NO CONSULTÓRIO
Um preparo da pele com ácido retinóico e clareador é bastante interessante para todo tipo de procedimento. O ácido acelera a troca de células na epiderme, expulsando as células mortas superficiais, gerando melhora do colágeno superficial e inibindo a oleosidade da pele; além de facilitar a penetração do agente clareador. Este preparo deve ser feito com pelo menos duas semanas antes do procedimento. É ele que reduz a chance de hiperpigmentação pós-inflamatória, que pode ocorrer devido ao procedimento.
Pré imediato: Aplicação de anestésico tópico 30 a 40 minutos antes do procedimento proporciona conforto e minimiza a dor do paciente.
DURANTE O PROCEDIMENTO
O tempo de duração é em média de 30 min, e um procedimento como o Microagulhamento pode ser seguido de aplicação de substâncias que, pela facilitação do procedimento, irão penetrar melhor na pele (drug delivery), que podem ser antioxidante, clareadora, rejuvenescedora, etc.
PÓS: EM CASA
Se cuidar após um procedimento dermatológico é essencial! E o cuidado deve ser meticuloso para que os resultados sejam os esperados. Deve-se aplicar à vontade Água Thermal gelada nos primeiros DOIS dias para alívio de qualquer desconforto ou sensação de ardor, e de forma alguma se expor ao sol. À partir de 48h, o paciente já pode usar hidratante, creme rejuvenescedor, antioxidante e filtro solar apropriados para o seu tipo de pele, e também está liberada a maquiagem! Mesmo assim, é ideal continuar evitando o sol por cerca de dois meses, usando além das loções, protetores físicos como chapéus e bonés com abas largas e grandes, óculos escuros, sombrinhas, e evitar o sol mais intenso das 10 às 16h para evitar manchas pós procedimentos.
Diferenças entre os procedimentos:
-Laser de CO2: O paciente pode sentir leve desconforto durante o procedimento e fica com sensação de queimação na pele por horas ou dias. Este procedimento requer mais dias para recuperar o inchaço (edema) e a vermelhidão (eritema), que são importantes para o estímulo do colágeno novo. Resultados excelentes com maior chance de pigmentação pós inflamatória (que no geral é transitória).
– Microagulhamento: O paciente pode sentir leve desconforto durante o procedimento e ficar com sensação quente na pele por algumas horas. Resultados excelentes, com menos tempo de recuperação.
Ambos podem ser feitos em uma a três sessões com intervalos de 1 mês, dependendo do plano de tratamento – mais intenso ou mais delicado – para que se possa melhorar o tempo de recuperação, mantendo o resultado final.
Resultados de ambos: melhora da textura da pele, com maior alizamento e mais firmeza; clareamento de manchas, diminuição dos poros e redução da oleosidade.
A satisfação dos pacientes da Clínica de Dermatologia Luciana Maluf é muito alta, estimulando mais estudos e aperfeiçoando as técnicas cada vez com mais entusiasmo para poder atendê-los.