As brasileiras estão entre as mais antenadas no mundo em tendências de beleza. E a maquiagem talvez seja a linha cosmética que mais atrai – cores, texturas, combinações, novidades… A gente ama!
Segundo pesquisa realizada pela Revista Claudia, em 2016, com 1283 mulheres (entre 20 e 59 anos) de diferentes cantos do país, 53% gastam entre R$ 50 e R$ 150 por mês com produtos de beleza – entre cosméticos para o corpo, rosto e cabelo, e maquiagem. E 49% gostam de misturar produtos nacionais e importados no nécessaire.
Mas o que mais ganha a nossa atenção na hora de escolher? Preço? Variedade de cores? Fixação? A julgar pelas listas de “mais vendidos” dos sites das marcas – e outras feitas pela imprensa especializada –, os critérios variam. Mas uma coisa é possível afirmar: das mundialmente famosas marcas importadas aos produtos fabricados aqui mesmo no Brasil, a brasileira já elegeu seus queridinhos. Reunimos alguns deles aqui:
Batom Ruby Woo (MAC) – Com um tom de vermelho vivo, o batom se tornou um clássico entre as mulheres – inclusive as brasileiras. Fica lindo em todos os tons de pele e ter um acabamento matte (que faz o batom durar por muito mais tempo nos lábios) está entre os motivos.
Paleta de sombras Naked (Urban Decay) – É fácil ver o conjunto de sombras presente em vários tutoriais de maquiagem espalhados no Youtube. A marca já lançou três paletas Naked, que somam 12 cores de sombra básicas que combinam entre si e têm excelente qualidade. À venda em e-commerces especializados.
Máscara de cílios The Colossal (Maybelline) – Não é nada difícil encontrar o característico frasquinho amarelo nos nécessaires por aí. O produto atrai pelo bom preço e pela fixação garantida: à prova d’água. À venda em lojas e e-commerces especializados.
Iluminador Beam (Benefit) – Os iluminadores viraram febre – confira aqui a matéria que fizemos só sobre eles. Esse é um dos mais vendidos da marca e vem em três tons-coringa: rosa (High Beam), amarelinho (Moon Beam) e dourado (Sun Beam).
Delineador em pasta (Contém 1g) – Não é de hoje que as marcas vêm inovando no formato dos delineadores, e uma dessas novidades é o produto em pasta. Essa versão da marca brasileira Contém 1g tem conquistado olhos e corações. Só um alerta: é necessário um pincel chanfrado para aplica-lo.
Iluminador Cindy-Lou Manizer – Aqui, o iluminador aparece num dos formatos mais usados: em pó. A versão rosè traz consigo um sutil brilho dourado que amplia sua versatilidade (cumpre bem sua função em variados tons de pele). Grande trunfo: ele também faz as vezes de sombra cintilante e blush. À venda em e-commerces especializados.
Batons Koloss – O forte aqui são os preços e a diversidade de cores – a intensidade da coloração ainda é um ponto a melhorar. Mas dá para usar combinado a um bom fixador.
Estojos de sombras Quem Disse Berenice – Destaque pela qualidade que fez a marca cair no gosto das brasileiras. Um de seus maiores trunfos são os estojos multicoloridos. Práticos, eles trazem opções variadas para qualquer tipo de maquiagem – e é superdivertido brincar com as combinações entre os tons.
Sombras Vult – As sombras da marca são famosas pela boa pigmentação e fixação.