A pele – o maior órgão do corpo humano – atua como uma barreira que protege o organismo das contaminações do ambiente externo – germes e poluição, por exemplo. Ela é também a principal forma de comunicação do nosso corpo: é através da pele que o nosso interior passa muitas de 10 pecadossuas mensagens. Manchas, alergias, erupções cutâneas, secura ou excesso de gordura podem ser sinais óbvios de que algo está errado dentro do corpo.

De acordo com a Dra. Luciana Maluf, estes são os 10 pecados mais comuns que não se podem cometer no cuidado da pele:

  1. Não remover a maquiagem – Mesmo que você chegue super cansada da festa, ou do trabalho, não deixe de retirar a maquiagem. Retirar os produtos e a contaminação que a pele pode ter recebido durante o dia faz com que as células possam regenerar-se melhor.
  2. Não utilizar antioxidantes – Estas substâncias podem prevenir ou retardar os danos que o tempo faz às células e estão presentes nos alimentos e também podem ser adicionados a cremes.
  3. Não usar bloqueador solar – Esta é uma regra de ouro no cuidado com a pele. Não saia de casa sem aplicar um protetor solar com fator de proteção igual ou superior a 30. Abaixo deste FPS não há garantia de real proteção – ao menos para as peles mais claras.
  4. Bronzear-se excessivamente na praia ou na piscina – O sol é um grande aliado da saúde, mas pode ser o pior inimigo da pele. Os raios UV podem ser letais para a regeneração das células.
  5. Não realizar tratamentos preventivos para rejuvenescimento da pele – Cuidar da pele é sempre necessário, mas depois dos 30 é preciso adotar tratamentos que evitem o aparecimento precoce de rugas e manchas.
  6. Não fazer limpezas faciais ocasionalmente – Ainda que não seja necessário exceder nas esfoliações, recomenda-se fazer uma limpeza mais profunda com alguma frequência, para remover impurezas e células mortas.
  7. Depilar-se com cera ao invés de adotar a depilação a laser – A cera não ajuda a eliminar todo o pelo. A tecnologia a laser pode ser aplicada em qualquer tipo de pele, os resultados são excelentes e a quantidade de pelos diminui consideravelmente – desde que o tratamento seja aplicado e supervisionado por um médico experiente.
  8. Alimentação errada – Comer alimentos extremamente gordurosos e hipercalóricos. A má nutrição espelha-se na pele sob diversas formas – desde acne e manchas, sem falar no aumento de peso e circunferência abdominal.
  9. Cutucar-se – Usar os dedos e as unhas para retirar cravinhos. O hábito constante pode arrecadar inflamações, cicatrizes e manchas de difícil remoção, além de fazer proliferar germes agentes de acne.
  10. Produtos não apropriados – Utilizar cremes e produtos cosméticos sem saber se são adequados para o seu tipo de pele. A cosmetologia está super capacitada para atender às demandas de peles oleosas, mistas e secas. Procure o seu dermatologista!

 www.lucianamaluf.com.br