Cicatrizes, manchas, marcas do tempo e da vida. Definir o que é ou não “belo” nunca foi tarefa fácil. Não bastasse a ligação entre a beleza e os padrões vigentes em cada época – o que é bonito hoje poderia não ser há 50 anos –, ainda há o que talvez seja mais importante a se considerar: a subjetividade dos gostos, das preferências, das individualidades.

Por isso, sempre ressaltamos aqui que, salvo aspectos técnicos, o melhor resultado é aquele que deixa o paciente satisfeito. Claro que orientações sobre frequências e intensidades nos procedimentos é tarefa do médico dermatologista, que tem o preparo necessário para enxergar além do espelho. Mas estar bem consigo mesma deve ser sempre o principal objetivo.

No que toca à dermatologia, sua contribuição é nos trazer o que a tecnologia médica descobre, testa e comprova. É aí que começamos a falar em “problemas” e soluções. E entre os motivos que mais levam à Clínica Luciana Maluf, a experiência nos mostra que rugas, manchas, cicatrizes e flacidez aparecem no topo da lista.

A boa notícia é que existe resposta para todas essas queixas. Confira o que é possível realizar no consultório para manter (ou recuperar) a saúde e a beleza da sua pele.

Rugas

Não é preciso explicar muito do que estamos falando, não é? Linhas e depressões que se formam na pele, naturais do processo de envelhecimento, são e serão sempre uma realidade para todo mundo. Elas ocorrem pela própria força da musculatura (ao longo dos anos) e pelos movimentos repetidos, no caso do rosto, dos chamados músculos de expressão facial. Na perspectiva das peles étnicas, as brancas são as que mais tendem a apresentar essas marcas – muitas vezes, precocemente.

As duas técnicas mais conhecidas para combater as rugas são a aplicação de toxina botulínica ou o preenchimento com ácido hialurônico. Mas se você pensou que precisaria escolher entre as elas, pode recuperar o fôlego: dependendo do caso, é possível contar com ambas. A escolha de qual método usar se dá pelas características e necessidades de cada pessoa, de cada rosto. Mas um não exclui o outro. Muito pelo contrário: atuam de formas diferentes e podem até somar resultados.

A toxina botulínica, injetada em músculos específicos do rosto, bloqueia os sinais nervosos. Assim, a musculatura deixa de se contrair de forma tão intensa nas áreas já marcadas, evitando que as rugas se tornem mais profundas e/ou definitivas. Ela é utilizada principalmente para reduzir e prevenir as marcas de expressão nas laterais dos olhos (os temidos “pés-de-galinha”), nas linhas marcadas na testa, entre as sobrancelhas e na ponte do nariz. Bem aplicada, dá uma aparência mais relaxada e rejuvenescida.

Já o preenchimento com ácido hialurônico, também injetável, age para recuperar e manter as formas do rosto, recuperando volumes que vão se perdendo com o passar dos anos. Pode ser usado, por exemplo, para reduzir as marcas do sorriso, em torno da boca, nos lábios e até em olheiras (saiba mais aqui)

Tanto um tratamento quanto o outro possui poucas contraindicações e, quando realizados corretamente e bem indicados, trazem ótimos resultados, podendo ser feitos em qualquer estação do ano. Só um alerta: caso a aplicação deixe hematomas, é imprescindível não tomar sol na região até que o “roxo” suma por completo, já que o sangue extravasado (para fora dos vasos, daí a coloração), pode manchar a pele.

Manchas

E por falar nelas… Na perceptiva das peles étnicas, as negras e as orientais tendem a sofrer mais com o problema (em comparação com as brancas). A hiperpigmentação pós-tratamentos, por exemplo, aparece aqui como um risco frequente para essas peles. Por isso, é importante que o médico dermatologista tenha sólido conhecimento da relação entre as técnicas e os variados tons e fototipos.

Mas sejam as conhecidas como melasma (caracterizada por tons de marrom) sejam as deixadas pela acne (também muito comum), são as técnicas combinadas que mais trazem bons resultados, potencializando os efeitos positivos. Conheça os mais indicados:

Peeling + microagulhamento + drug delivery – Enquanto os peelings químicos (que podem ser feitos com uma variedade de substâncias) uniformizam a coloração da pele, o microagulhamento faz micropunturas, estimulando, entre outras coisas, a vasodilatação. Por conta desses minúsculos furos na pele, a entrega de substâncias (clareadoras nesse caso) ganha em profundidade e eficácia. Além de combater as manchas, o “combo” também traz rejuvenescimento e trata poros abertos e vermelhidões do rosto.

Uma dica importante: O microagulhamento é ótima indicação para o verão, já que não aquece a pele (diferentemente dos lasers). Com isso, o risco de hiperpigmentação é muito menor. O paciente, no entanto, não pode estar com a pele bronzeada.

Luz pulsada + peeling – A luz intensa pulsada oferece diferentes comprimentos de onda, capazes de atingir distintas estruturas e profundidades da pele. Essas ondas geram calor quando impactam o “alvo”, e o disparo de luz pode atuar na melanina, nas olheiras, na alteração de textura da derme e nos vasos sanguíneos (ou microvasos no caso da face e do colo), ajudando também a diminuir o aspecto avermelhado da rosácea. Só um alerta com a chegada do verão: ao realizar procedimentos de luz intensa pulsada, é importante não se expor diretamente ao sol nas primeiras semanas.

Saiba mais sobre rosácea.

Cicatrizes  

Além de causadas por lesões (cortes e machucados) na pele, elas podem ser deixadas pela acne ou por procedimentos cirúrgicos. Amenizar ou eliminar o problema é uma questão de estudar cada caso – causas, tipos e tons de pele e a estrutura de cada derme. Mas alguns procedimentos realizados no consultório se mostraram eficazes para resolver muitos quadros. Conheça alguns:

Saiba mais sobre acne e acne na idade adulta.

Peelings químicos – Esses procedimentos se dividem entre superficiais, médios e profundos, de acordo com a profundidade que se deseja atingir na pele. No caso das cicatrizes deixadas pela acne, os resultados são mais aparentes quanto mais profundos são os peelings. Quer saber mais sobre peelings? Clique aqui.

Preenchimento – Indicado para cicatrizes deprimidas, a substância é injetada debaixo da cicatriz, levantando-a. Quando realizado com ácido hialurônico, o efeito é temporário – dura cerca de um ano. O procedimento é bem tolerado, mas é possível aplicar um creme anestésico para evitar o desconforto.

Elevação de cicatrizes – Indicada para cicatrizes deprimidas que se assemelham a marcas de catapora. Sob anestesia local, utiliza-se um punch (instrumento cortante semelhante a um canudo) para cortar a pele da cicatriz em círculo, sem soltá-la dos tecidos mais profundos, elevando-a até ao nível normal da pele e fixando-a com curativo. É comum a pele das regiões tratadas ficar mais alta que o entorno, sendo necessário um procedimento complementar para deixar a pele mais uniforme.

Subcisão – Utilizada para elevar cicatrizes deprimidas, a técnica consiste em liberar a pele da fibrose cicatricial que a puxa para baixo. É feita pela introdução de uma agulha cortante sob a cicatriz, em movimentos de “vai e vem”, que cortam o tecido fibroso, soltando a pele. O hematoma resultante do procedimento se encarrega de estimular a formação de colágeno no local, o que também ajuda a elevar a cicatriz.

Microagulhamento – Sua indicação para tratar cicatrizes consiste em passar o rolo coberto de microagulhas várias vezes nas áreas com lesão, em diferentes direções e sentidos, produzindo inúmeras microperfurações na pele, que estimulam a formação de novo colágeno. É necessária a anestesia prévia com anestésicos em creme ou injetáveis.

Flacidez

Para os melhores resultados na melhora do problema, a aplicação de ácido polilático aparece combinada às massagens e à radiofrequência. A substância é um bioestimulador, ou seja, estimula a produção do próprio colágeno num plano mais profundo da pele. Potencializando o tratamento, pode-se associar o laser de CO2 para estimular o colágeno mais superficial, dando um tightening (esticamento) na pele.

Também indicados para o tratamento de rugas na região do pescoço, colo e mãos, os bioestimuladores proporcionam mais firmeza, melhorando sensivelmente a flacidez – como a que geralmente aparece na região interna dos braços. É indicado também paras as ruguinhas que surgem acima dos joelhos.

A associação toxina botulínica + preenchimento + peeling também tem ação poderosa nessa batalha, contemplando ainda a amenização de rugas e o clareamento de manchas. Enquanto a aplicação da toxina botulínica impede que a musculatura receba o estímulo de contração, o preenchimento (com ácido hialurônico) traz volume às áreas flácidas. Já os peelings com ácido são complementares a ambos, pois agem na aparência cutânea mais superficial, promovendo a remoção de camadas mortas. E quer mais uma boa notícia? Essa técnica combinada também melhora os poros, proporcionando brilho, viço e vigor à pele.