Tratar desse tema é falar para muitas pessoas que se sentem desconfortáveis com esses problemas e nem sempre sabem quais especialidades médicas podem ajudá-las. A boa notícia é que a dermatologia conta com diferentes procedimentos para melhorar do aspecto e da textura da pele, e que também ajudam a remodelar o corpo. Tudo feito com a devida moderação, respeitando cada caso (não há milagres!) e garantindo sempre um resultado harmonioso e seguro para o paciente.

E com as reformulações que estamos preparando para o nosso Espaço Estética, quer oportunidade melhor para tratar do tema? Entre as novidades, estão os novos protocolos de injeções com substâncias que ajudam a diminuir a camada de gordura. Elas ajudam a dar firmeza à pele e, consequentemente, a reduzir medidas.

Um pouco sobre os problemas

Conhecida pelo termo científico “lipodistrofia ginóide”, a celulite é uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que elas fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com desníveis (ondulações e retrações) e “marcando” a pele com os indesejáveis furinhos – ou, como popularmente se diz, aquele aspecto “casca de laranja”.

Eliminá-la definitivamente ainda segue um ideal a ser alcançado tanto para a dermatologia quanto para as pessoas que sofrem com o problema. No entanto, existem procedimentos e tratamentos que oferecem uma boa melhora no quadro. Mas vale lembrar os resultados têm íntima relação com fatores internos (alteração no equilíbrio entre a quantidade de gordura do corpo e a massa muscular, por exemplo) e externos – tais como tabagismo, estresse, má alimentação e sedentarismo.

Já a gordura localizada se forma em alguns pontos específicos do corpo – geralmente nos flancos, culote, abdômen e glúteos. A alteração se dá por conta do aumento do peso corporal, mas também incidem fatores hormonais e genéticos. Dietas não fracionadas – aquelas que pecam na regularidade e impedem o equilíbrio de energia – acabam surtindo um efeito colateral indesejado: o acúmulo de gordura pelo organismo em certos pontos do corpo. Ou seja, aqui também os hábitos de cada pessoa vão ser determinantes para a eficácia e durabilidade dos resultados.

Muitas soluções

Reunimos alguns procedimentos oferecidos pela Clínica Luciana Maluf para tratar os dois problemas. Mas lembre-se: a principal recomendação é que você converse com seu médico dermatologista para descobrir os tratamentos certos para você.

Drenagem linfática Massagem feita com o objetivo de eliminar líquidos acumulados nos tecidos. Seus movimentos – leves, suaves e superficiais – seguem o trajeto dos vasos linfáticos até os gânglios linfáticos e estimulam o sistema de mesmo nome, direcionando para ele os líquidos excedentes presentes no corpo. Além de melhorar a aparência da celulite, a técnica também elimina toxinas e beneficia a circulação sanguínea.

Radiofrequência – Aqui o benefício está em estimular a produção do colágeno profundo – o que retrai e aumenta a espessura do tecido e deixa a pele com aspecto mais homogêneo, melhorando os “furinhos”. O aparelho utiliza uma radiação eletromagnética de alta frequência que faz com que as moléculas de água se agitem, aumentando a temperatura. O procedimento não é invasivo e, quando bem administrado, não traz qualquer prejuízo à pele. Além disso, é um dos mais duradouros, por reestruturar o tecido de maneira mais intensa.

Mesoterapia – Técnica que consiste na aplicação subcutânea de combinados de substâncias (em pequenas quantidades) que vão ajudar a diminuir a gordura no local tratado. Mas se já é imprescindível um sólido conhecimento técnico em qualquer dos tratamentos escolhidos, aqui esse cuidado deve ser ainda maior: só o médico dermatologista pode garantir a aplicação e a administração dos medicamentos adequadas.

Massagem Redutora/Modeladora Realizada com movimentos mais rápidos e intensos, o intuito aqui é reduzir medidas e remodelar os contornos. Esse tipo de massagem é feito em todo o corpo, dando prioridade para as áreas onde há um acúmulo maior de gordurinhas localizadas. A técnica também ajuda a reduzir a celulite, e melhora a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos, além de ativar o metabolismo local, ajudando na hidratação da pele.

Conte com as técnicas combinadas

Alguns desses procedimentos ganham em potencialidade quando combinados a outros. Conheça algumas dessas ações conjuntas realizadas aqui na clínica – e que, em geral, exigem mais de uma sessão para chegar aos melhores resultados. Saiba mais sobre técnicas combinadas aqui.

Para celulite – A subcisão, técnica cirúrgica usada para a correção de rugas e sulcos da face, é aqui aliada a massagens e a sessões semanais de radiofrequência. Juntas, as técnicas proporcionam excelentes resultados na melhoria do aspecto dos “furinhos”.

Para gordura localizada – Aqui, a injeção de substâncias que dissolvem a gordura (também um procedimento médico) ganha o reforço da massagem redutora/modeladora e da radiofrequência seriada (semanal) para atingir o objetivo de eliminar ou reduzir as gordurinhas. Há novos protocolos de injeções com essas substâncias que já chegaram na clínica! Elas ajudam a diminuir a camada de gordura, dando mais firmeza à pele – e, consequentemente, reduzindo medidas.

Para flacidez – Para os melhores resultados na melhora do problema, a aplicação de ácido polilático aparece combinada às massagens e à radiofrequência. Ainda para tratar o problema, é possível fazer a aplicação combinada de microagulhamento + drug delivery, seguida de radiofrequência.