Foto: Divulgação

É possível ter sempre uma pele saudável e com aparência naturalmente revigorada em qualquer fase da vida. Retardar e amenizar o aparecimento de rugas e prevenir manchas, poros dilatados, sulcos e flacidez depende muito de como tratamos nossa pele cotidianamente

Além dos efeitos naturais da idade, há outros fatores que podem comprometer a beleza e a saúde da pele, e que merecem nossa atenção. O estresse e correria do dia a dia, e até a ansiedade, têm grande impacto no organismo – e isso se reflete também na pele. Contam ainda a baixa de hormônios femininos após a menopausa, a exposição ao sol, a poluição e hábitos como o tabagismo e a ingestão de bebidas alcoólicas.

O segredo está em garantir o equilíbrio entre os radicais livres e os antioxidantes. Os radicais livres são moléculas continuamente produzidas por meio de processos metabólicos, causando o envelhecimento orgânico, e que devem ser “neutralizadas” pelos antioxidantes.

Confira abaixo cuidados diários que devem ser tomados e saiba mais sobre os tratamentos que podem ser indicados para retardar os primeiros sinais de envelhecimento.

Para prevenir

Limpeza – Escolha sempre sabonetes específicos para o seu tipo de pele; de preferência, converse com seu dermatologista. Vale lembrar também que é imprescindível retirar a maquiagem para dormir. Por conta das propriedades de cada item utilizado, dormir maquiada entope os poros, favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas, por exemplo. Além de deixar a pele áspera e sem brilho. Tenha em mente a sequência de três passos nesse momento de higiene da pele: demaquilar, lavar o rosto e tonificar depois.

Hidratação Para o corpo, considere banhos mornos e rápidos. No rosto, depois de lavar e secar bem, não abra mão de um hidratante apropriado para o seu tipo de pele – e uma dica: para quem sofre com a pele oleosa, a água termal garante uma hidratação suave e controla da oleosidade do rosto. Se achar necessário, consulte um profissional dermatologista para saber sobre a hidratação facial, tratamento que se inicia com uma higienização do rosto e esfoliação da pele (retirando a camada superficial de células mortas); em seguida, é utilizada a técnica da drenagem e massagem facial, para melhorar a microcirculação local, facilitar a permeabilidade do produto pelas células e eliminar as toxinas da pele. Por fim, é feita a aplicação da máscara hidratante nutritiva e, depois, o filtro solar para a proteção. Esse procedimento, porém, é indicado para peles desidratadas, desvitalizadas, opacas, desnutridas ou já envelhecidas (por fatores biológicos e cronológicos). Por isso é importante a opinião de um dermatologista. Se for necessária uma hidratação mais profunda, seu dermatologista pode orientar a aplicação de ácido hialurônico intradérmico (na camada média da pele). Ele proporciona uma hidratação mais interna e atrai água do próprio organismo para o local. E beba muito líquido – de preferência água, sucos naturais e chás.

Fotoproteção diária – O segredo para ter uma pele saudável começa pela aplicação diária do filtro solar, principalmente no rosto, mesmo nos dias frios ou nublados. Escolha um filtro de acordo com o seu tipo de pele e que contenha proteção contra os raios UVA e UVB. A exposição diária a esses raios, sem a devida proteção, é a maior responsável pelo envelhecimento e pelas manchas da pele, bem como pelo aparecimento do câncer cutâneo.

Para tratar

Peelings rejuvenescedores periodicamente – O procedimento remove as células mortas, o que estimula a renovação celular, a produção de colágeno e elastina, e deixa a pele macia e fina, além de melhorar a oleosidade, atenuar manchas superficiais e até suavizar sinais de expressão e rugas superficiais. Sua indicação, no entanto, depende de cada caso.

Toxina botulínica preventivamente e com microdosagens – Ela é conhecida por deixar a pele mais esticadinha e com uma aparência rejuvenescida, mas também atua na prevenção das rugas. Se for aplicada quando surgirem os primeiros sinais (ainda suaves), adia o aparecimento das rugas estáticas (sem o movimento da musculatura do rosto) e evita que elas se tornem profundas. Por isso, pode-se dizer que o benefício é duplo: contribui para uma aparência mais natural hoje e evita rugas mais fortes amanhã.

Preenchimento com ácido hialurônico – O procedimento visa restaurar o contorno e o volume de regiões específicas do rosto. Essa substância está presente na pele de qualquer pessoa, mas diminui com o passar do tempo – juntamente com as fibras de colágeno. É essa “baixa” que causa a formação de rugas e sulcos. A indicação do ácido hialurônico em cada região do rosto é precisa e determinada pela profundidade dos sulcos ou intensidade de perda de volume do local a ser tratado – já que existem diferentes tipos e consistências.