A primavera começa oficialmente no dia 22 de setembro. Clima esquentando, flores surgindo.

Em função das temperaturas mais baixas e do tempo seco do inverno, muitas pessoas relatam uma desidratação além da habitual – sobretudo para quem já tem a pele seca. Por isso, a primavera é o momento de reidratar a pele e de cuidar de possíveis problemas deixados pela estação anterior. Em qualquer dos casos, a hidratação, a limpeza, a fotoproteção e os demais cuidados diários seguem como os melhores aliados de uma pele bonita e saudável.

Confira algumas dicas da Dra. Luciana Maluf para receber o novo clima com o home care em dia:

Limpeza é fundamental – Assim como em qualquer estação, limpar adequadamente a pele é uma etapa imprescindível. Siga preferindo a água morna, essa temperatura intermediária ajuda a preservar a oleosidade natural, que tem a importante função de proteger o corpo de bactérias, fungos, vírus, poluentes do ar e do contato com alérgenos (como poeira, mofo e fibras de tecidos). Se sua pele já sofreu com a “secura” do inverno, evite usar esponjas ou materiais muito agressivos. Aposte na espuma suave dos sabonetes líquidos – sempre adequados ao seu tipo de pele. E lembre-se de que existem versões específicas para rosto e corpo.

Mantenha a fotoproteção – O sol da primavera pode até parecer mais “fraquinho” – principalmente se comparado à “força total” do verão. Mas, assim como sempre falamos no inverno, isso não quer dizer que os raios UV deem qualquer descanso. Por isso, o que não muda é seguir firme na proteção solar – e sempre se lembrar de reaplicar o produto ao longo do dia. Uma dica: para quem tem a pele oleosa, existem filtros que oferecem um toque seco, com absorção imediata. Assim, é possível garantir a sensação de pele limpa por mais tempo. Procure no rótulo as indicações de oil free (sem óleos) ou oil control.

Make protegido – O filtro solar com cor é uma boa alternativa para cobrir manchinhas e dar um reforço na uniformização da pele – e ainda proteger do sol! Mas, embora tenha a característica de se “aproximar” da maquiagem, esse tipo de protetor não dispensa a reaplicação. E importante: quem permanece por longos períodos exposto ao sol deve recorrer a outras formas de proteção também, como chapéus e óculos escuros.

Hidratação garantida – Em alguns casos, até mesmo o pólen das flores pode sensibilizar a pele. Por isso, a atenção à limpeza e a fotoproteção são tão importantes para deixa-la menos vulnerável. Some a isso a hidratação diária e o home care estará completo. A oscilação no termômetro também pode criar o risco de um desequilíbrio na retenção da quantidade de água necessária para que o corpo mantenha-se naturalmente hidratado. Escolha produtos próprios para o seu tipo de pele, mas algumas boas dicas são cremes com ureia, silicone, óleos naturais ou manteigas especiais, que garantem hidratação profunda e ativa.

Cravos? Só as flores – O cuidado com os cravos e espinhas não muda de acordo com a estação. A diferença é que esses dois problemas tendem a aparecer mais na primavera e no verão, por conta da temperatura mais alta. O calor aumenta a transpiração, provocando mais oleosidade, e o resultado é um contexto favorável para o surgimento dessas lesões (principalmente no rosto, que sempre fica mais exposto).

Não agrida, esfolie – Começamos dizendo que, dependendo do caso, é melhor evitar esfregar a pele com esponjas na hora da limpeza. Mas existe um tipo de “abrasão” que é bastante positivo: a esfoliação. O objetivo é retirar as células mortas, mas sem levar junto os óleos naturais e protetores da região. De quebra, a maquiagem ganha em fixação e uniformidade em uma pele devidamente esfoliada.

Maquiagem impecável – Depois de tudo isso, vale conhecer alguns truques para a maquiagem ficar perfeita mesmo com o aumento do calor e da umidade. O primer é o segredo para evitar que a make “derreta”. E se precisar de um brilho extra, aposte no iluminador, aplicando-o diretamente nas maçãs do rosto, no meio do nariz e nas laterais dos olhos. Na hora de retirar, vá sempre de demaquilante ou uma solução micelar – próprios para esse tipo específico de limpeza (confira aqui nossa matéria sobre água termal e micelar). Em seguida, finalize com seu sabonete preferido e voilà! Boa primavera!