Provavelmente não é novidade dizer que os antigos egípcios, tanto homens como mulheres, eram extremamente dedicados com seus cuidados estéticos. Eles fizeram uso de todos os tipos de produtos naturais, tanto de sua terra natal como de muito longe, em suas rotinas de beleza. A questão é que mesmo que os ingredientes e as receitas dos antigos egípcios tenham mais de cinco mil anos, algumas de suas idéias ainda estão em uso até hoje. E como a beleza das mulheres egípcias era notória em todo o mundo, vamos dar uma olhada em alguns desses segredos.

Cleopatra-Milk-Bath

Banhos de leite

Um dos tratamentos de beleza favoritos de Cleópatra era banho em leite de… jumentos! Enquanto tomar um banho cheio de leite não seria algo que a maioria de nós faria hoje, este banho prometia suavizar a pele enquanto o ácido láctico que existe no leite parece esfoliar a pele também. Um tratamento completo!

“Útil no tratamento da pele ressecada e envelhecida pelo sol, o ácido lático promove descamação e afinamento da pele, auxiliando na hidratação e na maior penetração de produtos hidratantes. Os árabes, inclusive, sofreram influência do antigo Egito tomando estes banhos de leite azedo, rico em ácido lático”, completa a Dra. Luciana Maluf.

Açúcar!

Os antigos egípcios só não eram mais neuróticos com os pêlos do corpo do que somos hoje, mas eles usavam açúcar para remover os pêlos. Eles aqueciam açúcar em água para formar um caramelo, e, em seguida, aplicavam ele na pele utilizando da mesma forma que usamos a cera hoje. A diferença, dizem, é que o caramelo era muito menos doloroso do que a cera…

Abacate

Eles também já conheciam os benefícios do abacate para cuidar da pele! Os antigos egípcios costumavam amassar abacate e, em seguida, aplicar na pele como uma máscara facial. Eles também aplicavam abacate cortado nos olhos para reduzir o inchaço e suavizar a pele, como hoje fazemos com pepino.

Henna

Mulheres egípcias usavam henna, um corante feito a partir da planta de mesmo nome, como tintura de cabelo e para colorir as unhas também. Usado nas unhas, dava um tom amarelado, e anos depois também teria sido descoberto que a henna teria tido a ação de fortalecer as unhas.  

Sal do mar morto

Cleopatra também fazia visitas regulares ao Mar Morto, para para tomar banho na água rica em minerais. Sal do Mar Morto contém muito mais do que apenas sal, é também rico em muitos outros tipos de minerais também. Para se aproveitar desses benefícios sem ter que atravessar o oceano, você pode comprar sal do Mar Morto e adicionar ao seu banho. Muitos nutrientes que podem ser absorvidos pela pele nutrem e rejuvenescem, além de ajudar a combater problemas de pele, como psoríase e eczema.

“Há séculos, pessoas de todo o mundo viajam até o Mar Morto para mergulhar em suas águas e conhecer suas propriedades terapêuticas. Localizado entre Israel e Jordânia, o Mar Morto é um lago de água salgada composta por 21 tipos de minerais, o mais alto nível encontrado no mundo. E justamente por causa da grande quantidade de sal, não há vida no lago – o que confere qualidades antissépticas e anti-inflamatórias à sua água”, conta a Dra. Luciana.

Quer saber quais são? Separamos aqui alguns dos minerais e seus benefícios para a pele e a saúde: