Dicas de home care para os dias de agenda cheia

Aqui na Clínica Luciana Maluf sempre enfatizamos a importância de cuidar diariamente da pele. A dermatologia estética está constantemente renovando suas propostas para reparar danos e oferecer as mudanças que consideramos importantes em nossa aparência, mas uma pele saudável segue sendo o melhor ponto de partida – inclusive para potencializar os resultados dos tratamentos.

Por outro lado, sabemos que nem sempre o tempo está a nosso favor. Metas e prazos no trabalho, cuidados com a casa e a família, vida social… Ufa! Às vezes parece que o dia deveria ter mais que 24 horas, não é?

Por isso reunimos aqui dicas de cuidados básicos com a pele para quem vive correndo atrás do tempo. São passos simples – ou alternativas que descomplicam –, perfeitos para quem precisa ficar com um olho no espelho e outro no relógio. Lembrando sempre que quem melhor pode te orientar quanto a hábitos e produtos em casa é o seu médico dermatologista.

Enquanto você hidrata – Na hora de hidratar, infelizmente não existe atalho: é preciso reservar uns minutos para aplicação adequada do produto (indicado ao seu tipo de pele). E isso vale para todos os tipos – incluindo as negras, que tendem a ser mais oleosas, mas não necessariamente hidratadas. Aqui, a dica é aproveitar o tempo necessário para o produto ser absorvido e adiantar outras tarefas, como se arrumar, revisar um relatório, ligar para sua mãe…

Protetor que também é maquiagem – A fotoproteção é outra etapa que não dá para pular. Mas os filtros solares com cor são uma alternativa para dispensar a base se a manhã está corrida. E como a indústria cosmética finalmente despertou para a demanda de vários “nudes”, há versões desse produto que servem a todos os tons. Mas vale insistir: nunca esqueça desse passo no seu home care (ainda mais com o verão chegando). E também se lembre de reaplicar o produto. Veja nossas dicas para “retocar” o protetor sem precisar retirar a maquiagem.

Lencinhos demaquilantes – Retirar a maquiagem antes de dormir é outro “must do” quando o assunto é cuidar da pele. Mas sabe aqueles dias em que a gente chega morta em casa e só quer cama? Aposte nos lencinhos demaquilantes. Eles promovem essa limpeza específica em poucos minutos. Produtos coringa, servem para todo tipo de pele (brancas, orientais e negras) – e uma dica é deixa-los à mão, como na cabeceira da cama, por exemplo.

Água micelar – Ela também é uma aliada na hora de tirar a maquiagem em poucos passos. Sem álcool, o produto limpa o rosto, removendo oleosidade e impurezas, e ainda ajuda a reequilibrar o pH da pele. Use um algodão para a aplicação e não é necessário enxaguar. E a melhor parte: esse é um truque que vale para todos os tipos e tons de pele. Saiba mais sobre a água micelar aqui.

Atrás das máscaras – Quem tem a agenda apertada também pode recorrer às máscaras faciais (com aplicação semanal). As feitas de argila ajudam a diminuir a oleosidade e também hidratam. Elas não substituem a limpeza e hidratação diárias, mas o efeito mais profundo que causam na pele evita quadros mais agudos de ressecamento ou excesso de sebo. Além disso, há máscaras feitas com diversas substâncias, incluindo as matificantes, ótimas pedidas para peles oleosas e com tendência à acne. Consulte seu médico também sobre as opções que ajudam a iluminar, as que esfoliam e outras que têm ação rejuvenescedora – e também sobre quais substâncias são mais indicadas para o seu tom de pele. Saiba mais sobre máscaras faciais aqui.

Hora de organizar

Às vezes, economizar tempo é uma questão de organização. Confira alguns truques para fazer seu tempo render na hora de cuidar da pele:

Organize seus produtos por frequência de uso – num princípio parecido com o de arrumar o armário deixando visíveis as roupas que você mais usa. Essa é uma forma de não esquecer nenhum produto importante – além de evitar que você gaste minutos preciosos procurando algum deles (e ainda com pressa!)

Lembra da água micelar para limpar? Vale deixa-la pertinho do algodão. Assim, nos dias de correria, a dupla já está à postos para você promover a limpeza da pele em poucos minutos.

Otimize seu tempo! Enquanto o creme hidratante – ou outro produto que exija um tempinho para atuar – está fazendo efeito, aproveite para secar o cabelo, escolher a roupa, trocar de bolsa…

E não deixe de se informar. Confira nossa matéria sobre as características (cuidados e problemas mais comuns) das peles étnicas – perspectiva da dermatologia que considera as particularidades de todos os fototipos (branco, oriental e negro) na hora de indicar e ministrar cosméticos e procedimentos. Conhecer bem sua pele é uma forma de ganhar tempo na hora de escolher e usar os produtos mais adequados.