Chegou aquela época do ano que a gente adora! E não apenas pelos dias mais longos, pelo sol convidando a atividades ao ar livre e mais um monte de coisas bacanas que o verão traz consigo. É também tempo de indicar os melhores tratamentos dermatológicos para realizar no consultório na estação que é cara dos brasileiros.

E, aqui na Clínica Luciana Maluf, eles são vários – os mais modernos que a cosmiatria tem a oferecer. Todos realizados por quem tem experiência, muita pesquisa e o compromisso tanto com a satisfação dos pacientes quanto com sua saúde e a harmonização nos resultados. É como a Dra. Luciana sempre diz: exageros nunca são bem-vindos, ainda mais quando o assunto é a nossa aparência.

Reunimos aqui alguns dos principais motivos que podem gerar insegurança na hora de desfilar com seu maiô ou biquíni preferidos. E, claro, os melhores procedimentos para amenizar ou resolver aspectos que você considera importantes. Lembrando sempre que nada substitui uma boa conversa com seu médico dermatologista.

Para estimular o colágeno – Uma das técnicas que mais deixam nossas pacientes satisfeitas é a injeção de bioestimuladores – feita na derme profunda, como a com ácido polilático (Sculptra®). Ela melhora o contorno das regiões tratadas e também a textura da pele, deixando-a mais firme e combatendo a flacidez facial e corporal. Os resultados são excelentes, com eficácia comprovada na região do pescoço, dos glúteos, culote e na parte interna da coxa e do braço. Pode ser indicada para todos os tipos e tons de pele – confira aqui nossa matéria sobre peles étnicas.

É possível recorrer também – num “ataque” combinado aos bioestimuladores – à radiofrequência ou ao ultrassom microfocado, tratamento que a dermatologia estética aprimorou para ganharmos em versatilidade, eficácia e segurança. A radiofrequência produz um calor profundo nas camadas mais internas da pele, o que estimula a produção de novas fibras de colágeno – e o melhor: com resultados rápidos. Já o ultrassom microfocado “ancora” a pele ao músculo, produzindo colunas de coagulação – que se transformarão em colágeno. São excelentes para o combate também da gordura localizada e para a melhora do aspecto da celulite, além de ser bastante utilizada no tratamento da flacidez facial.

Para um up no rosto, mãos e região do pescoço – Uma das indicações aqui é o ultrassom microfocado, que faz colunas de coagulação até o músculo. Esse é o procedimento com alcance mais profundo que temos hoje na dermatologia, conseguindo ótimos resultados para a melhoria da flacidez do pescoço e do terço inferior da face. Também é uma técnica que pode ser aplicada em todos os tipos e tons de pele.

Outra poderosa indicação é a combinação entre o microagulhamento e o drug delivery. O primeiro clareia vasos e estimula o colágeno, resultando numa pele mais firme e saudável. A entrega de substâncias pode ter o objetivo de clarear as manchas ou de rejuvenescer a região, proporcionando uma pele com mais viço e brilho.

Saiba mais sobre os melhores tratamentos e cuidados para mãos e pescoço.

Para melhorar ou eliminar rugas e sinais – Podendo ser aplicada em regiões como a face, as mãos e o pescoço, a técnica combinada de preenchedores de ácido hialurônico + skinbooster atua tanto para o preenchimento de áreas que carecem de mais volume quanto para uma hidratação profunda da pele, melhorando a elasticidade e estrutura dérmica.

Mas vale sempre lembrar da toxina botulínica, técnica injetável feita em músculos específicos do rosto, de forma a bloquear os sinais nervosos e fazendo com que a musculatura deixe de se contrair nas áreas com marcas. Além de tratar, ela serve também à prevenção, já que ajuda a evitar que as rugas se tornem mais profundas e definitivas. Toda as variações das chamadas peles étnicas (brancas, negras ou orientais) podem recorrer à técnica.

Confira também: Toxina botulínica: prevenção, tratamento ou os dois? e Marcas e rugas de expressão: toxina botulínica ou preenchimento? Um, outro ou os dois?

Para melhorar a celulite – A subcisão (técnica cirúrgica usada para a correção de rugas e sulcos da face) é aqui aliada a massagens e a sessões semanais de radiofrequência. Juntas, as técnicas proporcionam excelentes resultados na melhoria do aspecto dos “furinhos”.

E adeus gordura localizada – Entre os tratamentos, é possível indicar a injeção de substâncias que dissolvem a gordura (também um procedimento médico). E para potencializar os resultados, conte com o reforço da massagem redutora/modeladora e da radiofrequência seriada (semanal) para atingir o objetivo de eliminar ou reduzir as gordurinhas. Os protocolos de injeções com essas substâncias disponíveis na clínica ajudam a diminuir a camada de gordura, dando mais firmeza à pele – e, consequentemente, reduzindo medidas.

Conheça aqui o que mais é possível fazer no consultório para combater esses dois problemas.

De sol a sol

Seja qual for a época do ano, uma pele saudável e bonita é aquela que se protege do sol e está em dia com a hidratação. Por isso, vale sempre manter em mente alguns cuidados básicos diários.

Fotoproteção – Se sempre falamos da importância de proteger a pele da ação dos raios solares, faça chuva ou faça sol, imagine no verão? O segredo para ter uma pele saudável começa pela aplicação diária do filtro solar, principalmente no rosto. Escolha um filtro de acordo com o seu tipo de pele e que contenha proteção contra os raios UVA e UVB. A exposição diária a esses raios, sem a devida proteção, é a maior responsável pelo envelhecimento e pelas manchas da pele, assim como pelo aparecimento do câncer cutâneo.

Mas para manter a pele protegida a reaplicação do produto também é fundamental. A recomendação é reutilizar o protetor a cada três horas – com fator de pelo menos 20 no dia a dia e ainda maior em casos de exposição mais intensa ao sol (praia ou piscina) – lembrando de sempre reaplicar o produto.

Hidratação – A principal dica aqui é escolher produtos feitos especialmente para o seu tipo de pele. Consulte seu médico dermatologista para descobrir as melhores opções. Depois é só seguir alguns passos simples, como aplicar o hidratante sem pressa, para que a entrega do produto seja uniforme (sempre com a pele seca) e massagear a região para garantir melhor absorção.

Oleosidade – Pele bem hidratada, mas livre do excesso de oleosidade, também não é segredo. Na hora de escolher o hidratante, cheque o rótulo dos matificantes, oil free ou oil control – que tiram o brilho –, ou das opções que tenham ativos que ajudem na renovação da pele, como ácido glicólico, por exemplo. Converse com seu dermatologista sobre essas alternativas.