(Notícia traduzida do jornal britânico The Telegraph – 12/06/2015)

 Estudo mostrou que 40% dos pacientes ficaram completamente curados das lesões depois de 12 semanas de tratamento

psoriasis_3336581b (1)

A doença afeta cerca de 3% dos britânicos, inclusive várias celebridades como Kim Kardashian. A psoríase – caracterizada pela abundância de células da pele – causa protuberâncias, conhecidas como “placas”, que crescem sobre a pele. Estas podem ser avermelhadas, escamosas e produzem muita coceira.

Além dos efeitos físicos das placas, os pacientes de psoríase muitas vezes sofrem um constrangimento social como resultado da doença.

Estudos realizados com uma nova droga demonstraram que 40% dos participantes tiverem um desaparecimento completo das placas, após 12 semanas de tratamento, e 90% tiveram alguma melhora. O estudo, conduzido na Universidade de Manchester, testou a efetividade da droga ixekizumab.

Metade dos participantes recebeu a nova droga – ixekizumab – enquanto que a outra metade tomou um placebo, ou uma droga comumente usada para psoríase chamada etanercept.

O grupo que tomou ixekizumab mostrou rápida e extensa melhora na condição, superando os grupos que receberam placebo ou etanercept.

Cerca da metade desses pacientes mostraram melhoras na quarta semana do estudo e 71% apresentam um alto nível de melhora de seus sintomas.

O professor Chris Griffiths, da universidade de Manchester, que liderou a pesquisa, disse: “Os aspectos visíveis da psoríase podem ter um grande impacto na vida pessoal e social de uma pessoa, afetando a sua confiança e autoestima. O que vimos neste estudo foi que não só os aspectos físicos da doença tiveram significativa melhora, mas também um significativo benefício na qualidade de vida desses pacientes, que passaram a se sentir mais confiantes e sem a coceira – muito mais do que aqueles que participaram dos grupos controle”.

Os tratamentos atuais para psoríase vão de cremes de uso tópico e shampoos, a terapias com luzes ultravioleta, comprimidos e injeções. No entanto, casos diferentes respondem a diferentes tratamentos e os pacientes frequentemente passam um longo tempo experimentando drogas.

A droga Ixekizumab é um anticorpo clonado, que neutraliza os efeitos anti-inflamatórios de uma interleucina, uma proteína da pele que carrega sinais para as células. Esta proteína em particular está sendo cada vez mais reconhecida como uma das causas da psoríase.

Novos tratamentos estão mudando as perspectivas para pessoas com psoríase, de acordo com o Professor Griffiths. Ele disse: “O objetivo do tratamento de psoríases tem sido o de reduzir os sintomas visíveis. Mas novas drogas estão rapidamente nos demonstrado que uma meta realística para todos os pacientes seria a de ter uma pele absolutamente limpa do problema, e este estudo nos mostrou que estamos nesse caminho”.