Pode ser altamente desanimador quando modelos de pele linda dizem que tudo o que fazem é borrifar o rosto com água termal e beber um suco verde ocasionalmente, e muitas entrevistas fazem a gente sentir que aquela rotina de beleza de cinco etapas é feita em vão. Mas a modelo Magdalena Frackowiak não é assim. Ela assume, diferente de tantas, que sua pele bonita não é apenas um acidente de nascimento – embora ela agradeça os genes da avó por sua falta de rugas aos 30 anos – e sim o resultado de seguir algumas regras estritas, e às vezes incomuns. E como ela define seu regime rigoroso? Ela mesma conta…

Em primeiro lugar, Magdalena não toca sua pele, porque as mãos, como muitos sabem, tem um monte de bactérias. Ela também acredita em sempre usar álcool gel nas mãos sem economia, porque afinal, em todos os lugares nós estamos tocando coisas.

MDC_MagdalenaFrackowiak_06FINAL_ALIQUE

Quando eu vou dizer adeus a alguém eu não beijo, porque isso também tem um monte de bactérias [risos]. Não beije qualquer um, esse é o meu conselho.

Ela lava o rosto apenas com água, e utiliza hidratante orgânico – sem perfume, sem produtos químicos; apenas com ingredientes naturais. “Eu tento sempre que possível manter a minha pele livre de produtos químicos no dia-a-dia”, diz. Um “banho” quente com alguns óleos e ervas também é um de seus rituais preferidos para deixar os poros abertos e depois, limpá-los.

Magdalena também investe em máscaras naturais com mel e abacate ou aveia e leite – a aveia, aliás é ótima como esfoliante e para limpar a pele. A modelo também gosta de óleos puros – como o de abacate. “Gosto de aquecê-lo em minhas mãos e esfregar na pele”.

Seu outro conselho é: nunca tente cutucar uma espinha. Se você tiver uma, a melhor coisa que você pode fazer é usar um cotonete embebido em álcool e pressioná-la.

Um top dermatologista em Nova York também é um de seus segredos, assim como o tratamento de três partes que a top julga surpreendente: o primeiro passo é basicamente uma máquina que tira toda a sujeira e limpa a pele; então há um laser delicado que fecha os poros; em seguida, o terceiro passo é um peeling de ácido. E esse é o único tratamento que Magdalena faz, e diz que é o único que pretende fazer por um bom tempo.

Além do tratamento ela investe em vitaminas para nutrir a pele de dentro para fora. A vitamina E, A, todos os ômegas, e óleo de peixe são essenciais em sua rotina – e ela também inclui no seu cardápio uma sopa de galinha , cheia de colágeno. “Eu como um monte de abacate, um monte de peixe, carne – porque a pele é construído a partir desses óleos. Você precisa cuidar da pele de dentro pra fora. Mas eu também posso comer massas, confie em mim – eu moro na Itália e não me torturo.”

Como maquiagem também é muito importante para uma top model, ela não abre mão, mas toma muito cuidado pois sabe que pode entupir seus poros. Para amenizar a textura da base, mistura com um pouco de hidratante no dorso da mão antes de aplicar. Ótima dica!

As outras coisas  segundo a própria, são bastante evidentes, como beber muita água e beber água morna com limão para limpar or organismo, não fumar, e eu não beber álcool.

“Eu tenho 30 anos e eu não tenho sequer uma ruga, mas é por tudo isso. É tudo sobre ser muito delicado com a sua pele e tratar a sua pele como se fosse seu melhor amigo. Eu digo a todos os modelos novos, que estão lá nos bastidores com um cigarro: “Não fume” Ele mata, você sabe, é realmente mata. Você vê aquela menina em 10 anos e ela não vai mais estar trabalhando, você é como: “Uau, ela mudou muito,” porque ela destruiu a si mesma. Não festejar muito, não usar drogas: afinal, você terá o rosto que merece…”

PALAVRA DA DOUTORA LUCIANA MALUF:

“A genética conta muito sim, mas os hábitos de vida, tanto positivos quanto negativos, influenciam e podem alterar e muito a evolução do envelhecimento natural da pele. O hábito de usar cremes e filtro solares apropriados para seu tipo de pele e idade; dieta balanceada e exercícios físicos regulares e saudáveis podem retardar o envelhecimento da pele. Assim como há os hábitos que aceleram o envelhecimento cutâneo, como tabagismo, exposição solar excessiva, exercícios diários exaustivos, má alimentação, poluição e stress mental… Somos um só, com tudo interligado: corpo-mente, todos os órgãos, interação com o meio ambiente e hábitos de vida adquiridos.”